Como limpar janelas de alumínio e madeira

Confira as nossas dicas para limpar suas janelas de forma correta

Você sabe como limpar janelas de alumínio e madeira? Temos dicas incríveis para te dar. Às vezes nos deparamos com situações de limpeza que parecem simples, mas que, na verdade, nos dão um pequeno trabalhinho. Principalmente se o objeto for bastante versátil e feito por vários tipos de materiais como, por exemplo, as janelas de nossas casas. Então, confira agora todas as nossas dicas!

Saiba como limpar janelas de alumínio e madeira 

É preciso ter muito cuidado para limpar e não aplicar qualquer produto, pois algumas substâncias podem ser danosas para o material. Por isso, é muito importante saber como limpar janelas de alumínio e madeira.

Assim, temos que estar sempre atentos em utilizar produtos específicos para os diferentes tipos de janelas. Por isso, trouxemos algumas dicas de como limpar janelas de alumínio e madeira para ajudar você a preservar sua casa. 

Primeiros passos

Antes de tudo, você deve separar os materiais necessários.

É interessante sempre usar luvas para que não haja reação de nenhum produto na pele e para evitar manchas dos dedos durante a limpeza. 

Ainda, arraste os móveis para o outro lado ou, de preferência, para outro cômodo para que não sujem ou danifiquem.

Limpeza inicial 

Utilize um pano mais grosso e seco para retirar o acúmulo de sujeira, passando o pano em toda a extensão da janela. Dessa forma, utilize também uma escova de dente usada, fazendo um reaproveitamento para retirar a poeira acumulada nas frestas e arestas. Se preferir, use um aspirador de pó para limpar tanto a extensão da janela quanto as frestas. Ainda, você pode usar um balde ou uma mangueira para começar a lavagem logo após utilizar o pano seco. 

DICA EXTRA: É interessante limpar primeiro as frestas e arestas e, somente depois, limpar o restante para que a poeira não se espalhe mais uma vez.

Lavagem 

O mais importante é você usar detergentes (exceto, no caso da madeira, pois corre o risco de ressecamento) e/ou produtos específicos para que não danifique a madeira ou o alumínio da sua janela. Então, comece limpando o lado de fora para depois limpar a parte de dentro, para que não haja risco de trazer mais sujeira. Dessa forma, utilize o lado macio de uma esponja para esfregar suavemente de cima para baixo. Lembrando que você deve ficar umedecendo constantemente a esponja para que haja um melhor resultado.

DICA EXTRA: Evitar usar cloro, água sanitária, sabão em pó, etc. 

Receita caseira para limpeza

  • 1 litros de água;
  • 1/3 de xícara de vinagre de álcool;
  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio.

Coloque todos os ingredientes numa vasilha e misture com água morna para melhorar o efeito. Quanto mais morna estiver a água, maior será a eficiência da limpeza. Claramente, é preciso se atentar para não esquentar demais e danificar, por acaso, as janelas.  

Lavagem das frestas/arestas

Mesmo após retirar o acúmulo de poeira, as frestas da janela são a região mais difícil de ser limpada e, por isso, normalmente é esquecida e deixada para trás. 

Primeiramente, lave a escova de dentes usada anteriormente com água até escorrer toda a sujeira. Em seguida, utilize um saponáceo cremoso em água morna para criar uma solução mais adequada e específica. Com a escova de dentes úmida pela solução, esfregue as frestas até que esteja totalmente ensaboada e sem vestígios de sujeira impregnada no material. Após isso, você pode usar um pano úmido em água fria para retirar o excesso de sabão. 

Se for preciso, repita o processo mais de uma vez.

DICA EXTRA: Não utilize palha de aço, principalmente nas janelas de alumínio, pois podem arranhar irreversivelmente o material. 

Enxágue 

Após todo o processo, utilize um balde ou uma mangueira para molhar e retirar todo o excesso de sabão e restos de sujeira da sua janela. Aliás, você também pode utilizar um recipiente menor do que um balde e ir enxaguando parte por parte. Porém, o mais recomendável é que enxágue a janela como um todo. 

Finalização

Para dar um toque final, é possível aplicar um polidor próprio para janelas de alumínio, utilizando um pano macio para que realce o brilho. 

Ainda, para as janelas de madeira, você pode usar um lustra móvel para finalização da limpeza, conferindo, também, um brilho mais intenso. 

Remoção de pontos oxidados na janela de alumínio 

Remoção de pontos oxidados na janela de alumínio - Reprodução Canva
Remoção de pontos oxidados na janela de alumínio – Reprodução Canva

Algumas partes bem específicas do alumínio podem sofrer corrosão por conta de vários fatores. Durante a limpeza, você pode retirar esses pontos corrosivos para que sua janela fique ainda mais apresentável.

Primeiramente, você lava com água morna e sabão neutro. Depois, seca com uma flanela e aplica, com o próprio pano, uma solução de suco de limão com sal. 

Limpeza das esquadrias da janela de madeira

Use vaselina aplicando com uma flanela. Essa finalização confere mais brilho e, ainda, protege as esquadrias do sol. É uma ótima opção para quem tem janelas de madeira e quer garantir aquela limpeza por muito mais tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.