Aprenda a fazer misturinha caseira para limpar móveis de madeira 

Confira as nossas dicas para cuidar dos seus móveis

Limpar alguns objetos que compõem a sua casa às vezes exige o uso de um determinado produto. Assim, objetos feitos com metais, alumínios e outros, precisam de produtos específicos para a limpeza deles. Da mesma forma, objetos com vidros em sua composição precisam de outros produtos. Com os objetos e móveis de madeira não é diferente. Então, você precisa investir em um produto próprio para a limpeza. Afinal, móveis de madeira também servem como uma ótima decoração da casa, não é mesmo? Geralmente eles possuem um acabamento bonito ou, até mesmo, são heranças de família, com uma madeira bonita e resistente. Então, vale muito a pena cuidar bem desse tipo de móvel. Assim, aprenda, agora, a misturinha caseira para limpar móveis de madeira para que você aprenda e coloque e prática. Confira todas as nossas dicas incríveis!

Por que fazer a misturinha? Por que é necessário limpar madeira com produtos específicos? 

A limpeza dos móveis feitos com madeira exige um cuidado maior do que com aqueles feitos de outros materiais. Dependendo do que você usar para fazer a limpeza do seu móvel, corre o sério risco de danificar a sua madeira, ocasionando o estufamento do móvel, envelhecimento dele e outras maneiras de danificar. Por isso, é necessário ficar atento a qual produto usar na limpeza e ao modo de limpar também. Então, aprenda agora uma super misturinha caseira para limpar móveis de madeira! Confira!

Misturinha para limpar móveis de madeira

O “lustra móvel” caseiro que trouxemos hoje é simples, rende muito e você poderá usar sempre que necessário na limpeza da sua casa.

Para fazer esse produto caseiro você precisará de: 

  • meio litro de água;
  • detergente líquido neutro ou de coco (duas colheres de sopa);
  • saponáceo para a limpeza profunda (uma colher de chá);
  • Uma colher de sopa de amaciante para roupas.

O modo de preparo

Coloque em um pote ou balde a água (é importante que ela esteja em temperatura ambiente), o detergente líquido neutro ou de coco e o saponáceo (que pode ser em pó ou líquido). Então, você notará que essa mistura ficará com uma espuminha, mas não se preocupe, pois é normal.

Após isso, basta adicionar o amaciante na mistura, pois ele é fundamental para ajudar a lustrar o seu móvel e deixar com brilho e proteção. Isso vai retardar o aparecimento de novas poeiras no seu móvel. 

Armazene o produto em uma garrafa, pote ou outro local de preferência.

Modo de uso

É importante que você saiba que o produto não pode ser aplicado diretamente no seu móvel.

Antes de tudo, agite a mistura para que ela fique mais potente. Passe o produto em um pano seco, umedecendo. Depois disso, passe o pano úmido com o produto no seu móvel, mas não deixe que ele absorva a substância. Logo após que você passar o produto no seu móvel, passe um pano seco, retirando o excesso do produto e lustrando para dar ao seu móvel o brilho que ele precisa. 

Você pode usar essa mistura duas vezes por semana para um melhor resultado.

Dica nunca é demais, então separamos mais uma misturinha para você

Dica nunca é demais então separamos mais uma misturinha para você - Reprodução Canva
Dica nunca é demais então separamos mais uma misturinha para você – Reprodução Canva

Outra receita muito potente e eficaz de misturinha é usando os seguintes ingredientes:

  • álcool;
  • sabão líquido de coco;
  • água.

Modo de preparo da misturinha caseira para limpar móveis de madeira 

O modo de preparo dessa misturinha é bem simples. Basta separar um borrifador e nele acrescentar 200 ml de água, uma colher de sopa de álcool e uma colher de sopa de detergente ou sabão líquido de coco. Com os ingredientes no borrifador, basta agitar essa mistura e preparar para aplicar.

Modo de uso

Da mesma forma que o uso da outra misturinha indicada, essa misturinha não é recomendada para usar aplicando diretamente na superfície. Portanto, coloque a substância aplicada em um pano, umedecendo-o para preparar para a aplicação. Após isso, passe o pano nas superfícies dos móveis de madeira que você tiver em casa. Logo em seguida, use um pano seco para não deixar a mistura na superfície e nem causar manchas.

Você pode usar essa mistura até três vezes em uma semana, respeitando o modo de uso. 

Fique atento a essa informação

É provável que algumas manchas nos móveis saiam com a aplicação dessas misturinhas de produtos caseiros. Porém, se o seu móvel já está desgastado, estufado e com algumas partes descascando além da parte manchada, o ideal é que você procure um especialista para reformar o móvel.

Outra alternativa é que você opte por realizar a troca, pois nem sempre é vantajoso fazer uma reforma. Afinal, pode acabar sendo mais custoso e menos funcional do que comprar um outro para repor no lugar daquele antigo e desgastado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.