Como liderar pessoas difíceis? 5 dicas!

Liderar pessoas difíceis parece algo fora de cogitação? Você sente um calafrio só de imaginar uma pessoa dita como “difícil” em sua equipe? Pois bem…

Embora isso possa realmente ser complexo, inevitavelmente podemos nos deparar com pessoas “difíceis” em diversos contextos da vida, incluindo no trabalho.

Por isso, gerenciar as emoções e encontrar caminhos promissores para lidar com isso é de suma importância para lidar com essa situação, quando ela aparecer.

E, no conteúdo de hoje, damos algumas dicas nesse sentido. Acompanhe.

Como liderar pessoas difíceis?

Antes de qualquer coisa, pare e reflita: o que são pessoas difíceis? Aquelas que não aceitam a opinião alheia e são intolerantes? Ou você tem sido intolerante com a opinião alheia? Essa reflexão pode lhe ajudar na hora de liderar qualquer pessoa. 🙂

Depois de refletir sobre isso, veja as nossas considerações que podem ajudar na hora de lidar com liderados, digamos, mais “mentes fechadas” e que estão sempre na defensiva, pronto para confrontar o líder:

1- Trabalhe a comunicação com essas pessoas

A comunicação e o diálogo são sempre ótimos caminhos na hora de liderar pessoas difíceis. É a partir dessas ações que você poderá apresentar o seu ponto de vista e ouvir o que o outro tem a dizer.

Mas lembre-se de ouvir sem preconceitos, ok? Abra a mente e esteja pronto para absorver outro ponto de vista. Seja sempre empático e invista na escuta ativa.

2- Desenvolva a cultura do feedback

O feedback é um excelente caminho na hora de liderar pessoas difíceis. Isso porque ele pode servir de suporte para alinhar os objetivos da equipe e o que a pessoa tem feito para alcançá-los.

Da mesma maneira, é uma forma de enxergar pontos fortes e de melhorias, viabilizando um desenvolvimento pessoal para o liderado.

3- Não tome partido nos conflitos

Quando houver um conflito entre os seus liderados, tenha o cuidado e a delicadeza de não tomar partido. Mas sim, apenas apresente os fatos para que ambos os lados possam refletir, em conjunto, sobre a solução mais plausível.

4- Não tente impor respeito através do medo

Jamais seja o tipo de líder que tenta liderar pessoas difíceis através do medo. Ameaçar demitir ou ser uma pessoa rude com o liderado só aumentará a revolta deste. Portanto, se você quer respeito, seja respeitoso com o outro!

O medo não ajudará em nada nesse tipo de situação. Pelo contrário! Ele tenderá a aumentar o desconforto, a insegurança e a complexidade na sua relação com os seus liderados. Lembre-se sempre disso.

5- Demonstre atitudes positivas e motivadoras

Ser uma pessoa com atitudes positivas e motivadoras também pode ajudar a na hora de liderar pessoas difíceis.

Busque sempre apontar quais caminhos positivos podem ser seguidos e esteja sempre pronto para acolher e motivar a sua equipe.

Considere-se como uma mola propulsora da inspiração dos seus liderados, e esteja sempre pronto para dar aqueles “empurrões” para que eles possam ir adiante com mais energia e determinação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.