Como lidar com pessoas de mente fechada

Saiba como ter relações mais equilibradas com pessoas de mente fechada.

Conseguir lidar com pessoas de mente fechada é um verdadeiro desafio. Afinal, podemos nos sentir pessoalmente atacados quando percebemos que outra pessoa está propagando ódio ou preconceito.

Por isso, é importante nos prepararmos para lidar com esse tipo de discurso e situação, a fim de conservar a nossa própria saúde mental. A seguir, portanto, damos algumas dicas nesse sentido.

Como lidar com pessoas de mente fechada

Lidar com pessoas de mente fechada é algo que faz parte da vida de qualquer sujeito. Volta e meia iremos nos deparar com aquele colega de trabalho, parente, vizinho ou amigo que propaga preconceitos ou simplesmente não aceita o ponto de vista alheio. Faz parte.

Nós não podemos ter o controle sobre a outra pessoa, mas, podemos controlar nós mesmos. E assim, conseguimos melhorar as nossas relações e impedir que o pensamento alheio roube a nossa paz. Veja como:

1- Não tente mudar o outro a todo custo

Não seja aquele tipo de pessoa que tenta mudar o outro a todo custo. Assim, ao invés de lidar com pessoas de mente fechada, você poderá estar agindo como uma.

Por isso, não fique tentando forçar a barra… Foque em apenas ouvir o outro e dar a sua opinião, de uma maneira serena e tranquila. Se essa outra pessoa começar a ser ignorante com você, afaste-se dessa situação e pronto.

2- Não absorva as críticas destrutivas – ignore-as

Se a pessoa, de mente fechada, costuma apontar críticas destrutivas até você, procure ignorar. Não absorva e não fique rebatendo as ofensas e os apontamentos negativos. Você conhece a sua própria verdade e não precisa de alguém lhe dizendo como você deve atuar na sua própria vida.

3- Se for possível e interessante, afaste-se

Não tenha medo de se afastar. Às vezes, aprender a como lidar com pessoas de mente fechada é justamente reconhecer a necessidade de afastar-se. Sinta-se livre e à vontade para prezar pela sua saúde mental e deixe de lado aquelas relações tóxicas e desgastantes.

4- Confie em você mesmo e não permita que outra pessoa roube essa confiança

Se a pessoa de mente fechada está lhe criticando, não deixe que ela roube a sua autoconfiança. Pare de ouvir esses apontamentos infundados e foque no seu autoconhecimento. Isso manterá a sua saúde mental e impedirá que você entre em conflitos desnecessários apenas para provar algo para alguém.

5- Evite de abrir a sua vida pessoal para esse tipo de pessoa

Por fim, cuidado com o que você tem dito à pessoa de mente fechada. Se você costuma abrir a sua vida pessoal para muita gente, tome mais cuidado.

Às vezes, essas pessoas querem apenas saber mais da sua vida, para lhe criticar mais tarde. Por isso, foque em manter uma relação mais superficial e profissional com aquela pessoa que não “agrega” em sua vida.

Lembre-se de sempre respeitar a si mesmo e jamais permita que os outros invadam o seu espaço. Tudo isso é muito importante para que você consiga, de fato, lidar com pessoas de mente fechada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.