Como ser mais objetivo – confira algumas dicas

Saiba como você pode ser uma pessoa mais centrada e objetiva.

Se você procura ser mais objetivo, sabe o quanto essa qualidade é fundamental em qualquer esfera social. Afinal, apenas com objetividade é que conseguimos passar a nossa mensagem de forma mais clara, rápida e otimizada.

Infelizmente, não são todas as pessoas que conseguem desenvolver essa habilidade facilmente. Porém, isso também não quer dizer que seja impossível conseguir ser ser mais objetivo, concorda?

Se sim, continue lendo este conteúdo, pois pretendemos lhe dar dicas que podem lhe ajudar a ser uma pessoa mais objetiva na sua comunicação. Acompanhe!

Como ser mais objetivo?

O segredo para ser mais objetivo é observar melhor a sua maneira de conversar e se portar diante das outras pessoas.

Veja como você tem se comunicado até então e analise as suas relações interpessoais: você sente que se expressa bem? Tem dificuldade de pôr em palavras o que sente ou o que pensa? Reflita sobre isso.

A partir do momento que você começa a observar melhor a si mesmo, você passa a ter uma compreensão mais aprofundada de quem você é e quais são os seus pontos fortes e fracos.

Logo, conseguirá estabelecer o seu desenvolvimento pessoal pautando-se na sua realidade. E é a partir daqui que você deverá levar em conta as dicas a seguir:

1- Saiba o que deve ser dito para a outra pessoa

Antes de simplesmente começar a “discursar”, que tal analisar o que deve ser dito para a outra pessoa? Isso evita que você fique devaneando demais com as palavras, tornando a sua comunicação confusa e desconexa.

Portanto, antes de dar uma notícia importante ou falar algo imprescindível, saiba qual é o ponto-chave do seu discurso que deve ser dito para a outra pessoa, independente das circunstâncias.

2- Domine o assunto que você está falando

Da mesma forma que é preciso saber o que deve ser dito, você também deve entender o que está falando. Isto é, jamais reproduza o que leu ou ouviu por aí, caso você não domine o assunto.

Procure sempre saber um pouco mais sobre o tema antes de falar sobre ele com alguém. Isso facilitará a sua comunicação e impedirá que você propague informações errôneas.

3- Crie um roteiro com pontos fundamentais e que devem ser ditos

Se você vai discursar ou falar algo muito importante para alguém, foque em roteirizar o que será dito. Você pode, inclusive, criar um breve checklist, mesmo que mentalmente, apenas para se preparar para o momento.

Se for uma fala em público, tenha uma colinha com você. Mas lembre-se: nada de ler, hein? Apenas use a cola como um suporte para não esquecer nenhuma parte importante.

4- Não fique repetindo a sua fala, tampouco de formas diferentes

Ficar repetindo a mesma coisa, mesmo que com palavras e frases diferentes, é muito cansativo e está longe de fazer de você alguém que consiga ser mais objetivo.

Portanto, foque em falar de maneira clara, concisa e assertiva, uma só vez. Salvo em casos onde o interlocutor pede para você repetir ou explicar de outra forma, é claro.

5- Saiba quem é o seu público-alvo

Saiba com quem você está falando. Para ser mais objetivo é preciso compreender a atmosfera e o estilo comunicativo de quem lhe ouve. Isso fará toda a diferença na hora de se expressar.

Até porque, convenhamos, você não fala com um adolescente da mesma forma que fala com um juiz, não é mesmo? Pense sobre isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.