Como lidar com comentários negativos

Embora ninguém esteja preparado para ouvir um comentário negativo, existem formas de se sentir mais tranquilo com relação a eles.

Nem sempre estamos preparados para lidar com comentários negativos, seja na internet ou cara a cara, ao receber um feedback. Afinal, o nosso ego não está preparado para ser visto como “errado”, e por isso nos sentimos tão afetados e desconfortáveis.

Porém, esses comentários fazem parte. E quando não são agressivos, podem ainda nos ensinar muitas coisas boas. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este conteúdo.

Como lidar com comentários negativos

Para lidar com comentários negativos é preciso ter em mente que, volta e meia, eles vão aparecer. Não adianta viver a ilusão de que seremos perfeitos o tempo todo, porque isso é impossível.

Portanto, esteja preparado para ouvir comentários desagradáveis, em alguns momentos, e veja como agir diante deles:

1- Respire fundo e ouça/leia o comentário com calma

Antes de qualquer coisa, não se desespere. A sensação de desespero pode tirar a sua razão e fazer com que você tenha dificuldades para enxergar a situação.

Dessa maneira, o primeiro passo é respirar fundo e tentar se acalmar. Ouça o que a outra pessoa tem a dizer ou leia o comentário negativo com atenção e serenidade.

Não se precipite. Ficar tentando entender a todo custo o que levou a pessoa a comentar, deixando assim as suas emoções falarem mais alto, pode ser prejudicial.

2- Não tente encontrar uma resposta defensiva o mais rápido possível

Cuidado com a sua resposta. Tentar encontrar uma justificativa o mais rápido possível pode transparecer a imagem de pânico e descontrole. Portanto, não queira dar uma resposta o quanto antes… Avalie a situação de forma tranquila, absorva a mensagem aos poucos e mantenha a serenidade.

3- Agradeça o feedback e demonstre ter prestado atenção

Agradecer pelo feedback é uma ótima forma de como lidar com comentários negativos. Afinal, a outra pessoa pode estar esperando uma resposta à altura, também negativa ou agressiva. Mas, se você agradece o feedback e diz que prestará mais atenção quanto ao assunto abordado no comentário, você desarma a agressividade alheia.

4- Tente absorver algum ensinamento

Não veja apenas o lago negativo dessa história toda, mas sim, procure absorver algum ensinamento. Nem que esse ensinamento seja a forma como você não deve dar um feedback ou agir com outras pessoas.

Nós sempre podemos aprender algo com as nossas relações. Lembre-se sempre disso.

5- Busque as suas melhorias pessoais e/ou profissionais

A partir do momento que você começa a levar em conta o ensinamento presente na hora de lidar com comentários negativos, comece a estipular as suas melhorias pessoais ou profissionais. Veja o que você pode fazer para ser uma pessoa ainda mais desenvolvida e evoluída e foque nisso.

Não fique se torturando por ter ouvido um comentário ruim. Saiba enxergar a positividade na situação e até mesmo quando ela não existir, você aprende a se afastar de determinada toxicidade e se sente mais feliz. Cuide da sua saúde mental dessa forma e lembre-se de que os comentários podem lhe ensinar coisas boas. Eles sempre ensinam.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.