Como lidar com o erro alheio no trabalho – Algumas dicas

Lidar com erro alheio não é fácil - mas é possível.

Conseguir lidar com o erro alheio no trabalho sem perder a cabeça ou sem se sentir extremante irritado é de suma importância para manter uma boa relação no ambiente corporativo.

Mas, nem sempre é tão simples conseguir equilibrar as emoções de frustração, não é mesmo?

Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis quando o assunto é conseguir lidar com o erro cometido por outra pessoa. Acompanhe e entenda.

Como lidar com o erro alheio no trabalho?

Não existe uma regra ou um passo a passo que pode ser seguido. Lidar com o erro alheio é algo muito subjetivo e que varia de situação para situação. Porém, algumas ações globais podem trazer resultados mais satisfatórios para ambos os lados. Veja, portanto, quais são essas ações:

1- Não saia acusando e apontando o erro

O primeiro passo é não dar uma de “juiz acusador” quando o seu colega de trabalho comete um erro. Apenas apontar o erro, de maneira agressiva, poderá colocar a outra pessoa no modo defensivo. E quando ela entrar nesse modo, poderá:

  • Mentir;
  • Justificar sem aceitar ou admitir o erro;
  • Falar de forma agressiva;
  • Não aceitar a sua colocação; e
  • Mais tarde, repetir o erro.

Por isso, quando se deparar com um erro, não crie um discurso acusativo – respire fundo e pense na melhor forma de falar com a pessoa.

2- Tente apontar o que seria interessante – e não o negativo

Ao invés de ir pelo caminho da acusação (como dito acima), experimente ir por outra via: a via positiva. Mas como assim? Bom, você deve apontar o comportamento esperado, e não o erro que foi cometido. Exemplo:

  • Se você tem um colega de trabalho que fura os prazos estabelecidos, enalteça a importância de cumpri-los. Fale do quanto você espera prazos concluídos e quais serão os benefícios gerados por esse tipo de ação.

3- Converse francamente com a pessoa – às vezes a causa do erro é algo interno do sujeito

Converse com o colega sobre o que aconteceu. Mas, demonstre-se aberto a ouvir. Não seja do tipo que apenas aponta a falha e “vai embora”. Às vezes, questões emocionais podem estar em jogo, e o erro foi cometido por conta de algo muito maior.

Por isso, seja uma pessoa que sabe ouvir, dar atenção e criar uma atmosfera mais saudável. Ouça e dê um suporte a mais – isso poderá mudar a vida do outro.

4- Seja compreensível – todos nós erramos um dia

Procure ser uma pessoa mais compreensível, afinal, quem nunca errou?

Nós somos seres humanos, e passíveis de erros. Portanto, foque em dar um espaço para a pessoa falar sobre o assunto e aprender a sua lição – nunca diminua o outro por conta do erro.

Isso é fundamental para lidar com o erro alheio no trabalho de uma maneira mais equilibrada.

5- Tenha uma comunicação mais clara e objetiva

Da próxima vez, observe se a sua comunicação está sendo clara e objetiva. Até porque, muitas vezes, o erro alheio pode ser consequência de uma falha na comunicação. Você já pensou nisso? Pois bem!

Comece a ser mais objetivo nas suas colocações e demande tarefas de maneira mais objetiva e assertiva. Isso poderá diminuir os erros no trabalho e melhorar a atmosfera corporativa.

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