Como lidar com chefes desconfiados?

Saber lidar com chefes desconfiados não é a coisa mais fácil do mundo. Isso porque podemos nos sentir pressionados e sufocados em algumas situações.

Ao mesmo tempo, não podemos perder a nossa saúde mental por conta das atitudes alheias, concorda? Pensando nisso, fizemos este guia com algumas considerações que podem ajudar você nesse sentido. Acompanhe!

Como lidar com chefes desconfiados?

Antes de qualquer coisa, aprenda a exercitar a sua paciência. Isto é, não tente querer lidar com chefes desconfiados sendo uma pessoa arrogante ou mal educada. É preciso respirar fundo para lidar com o comportamento desconfiado do outro.

Lembre-se, ainda, de que os comportamentos alheios falam mais sobre a outra pessoa, do que sobre você. Ou seja, às vezes o chefe é desconfiado porque é inseguro consigo mesmo e acredita que não sabe delegar tarefas e liderar adequadamente.

Portanto, não fique “absorvendo” toda a dor da situação. Mas sim, respire fundo e pense em como lidar com chefes desconfiados com mais tranquilidade e leveza.

1. Faça o seu trabalho com seriedade e dedicação

Primeiramente, lembre-se de se dedicar ao seu trabalho com seriedade. Cumpra com o que deve ser cumprido, sem procrastinar ou inventar desculpas o tempo todo.

Afinal, se o seu chefe já é desconfiado por natureza, você precisa mostrar que é um bom profissional e que está ali para, verdadeiramente, fazer o seu trabalho, certo? E não para ficar perdendo tempo ou procrastinando.

Portanto, regra número um: esqueça as perguntas do chefe e volte a sua atenção para o que deve ser feito. Responda apenas o necessário, sem criar justificativas ou desculpas, hein?

2. Demonstre certos limites quando as “investigações” aparecerem

Se o seu chefe desconfiado costuma questionar muita coisa, volta e meia, como se estivesse fazendo um tipo de “investigação”, tente impor certos limites.

Para isso, não fique abaixando a cabeça diante do seu líder. Afinal, ele não está ali para mandar em você, sem mais sem menos. Mas sim, está ali para lhe auxiliar e direcionar.

Portanto, seja franco quando as perguntas começarem a deixar você incomodado e desconfortável. E tente demonstrar que você entende a preocupação dele, mas que está fazendo o possível para executar o trabalho do melhor modo possível.

3. Comunique o que você está executando

Outra maneira de lidar com chefes desconfiados é sendo bem transparente na execução das suas atividades.

Para isso, procure comunicá-lo sobre as etapas de trabalho que você está desenvolvendo, demonstre a sua dedicação em cada etapa, e assim por diante.

Se possível, crie planilhas ou use ferramentas de organização para que você e ele possam acompanhar a evolução de cada projeto.

4. Tente expressar a importância de delegar tarefas

Expresse, de vez em quando, a importância de delegar funções no ambiente de trabalho.

Afinal, muitas vezes os chefes são desconfiados porque não sabem delegar tarefas, e ainda pensam que devem abraçar o mundo e resolver tudo sozinho. Mas a gente sabe que isso é impossível, não é mesmo?

Então, seja compreensível e procure educar o seu chefe nesse sentido, mostrando a ele a necessidade e os benefícios de delegar. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.