Como lidar com as aulas online?

Lidar com as aulas online tem sido um desafio para você? Há certa dificuldade por trás de toda a demanda de estudos? Não se desespere! Você não é o único a passar por esse tipo de situação, acredite.

Além disso, saiba que existem alguns cuidados com a rotina de estudos que podem lhe ajudar a lidar com isso de uma forma mais equilibrada. Quer saber como? Então leia este texto até o fim.

Como lidar com as aulas online?

Para lidar com as aulas online é necessário, antes de qualquer coisa, não ficar comparando os estilos e modalidades de ensino. Afinal, cada um possui as suas particularidades, seus benefícios e dificuldades, etc.

Por isso, quando pensar em aula online, foque apenas nela, “apagando” da sua mente aquela ideia que você tem de aula presencial. Assim, você automaticamente irá se “entregar” mais para essa modalidade de ensino.

Quer saber mais sobre isso? Então veja:

1- Aceite que a aula online não supre as mesmas expectativas que a presencial

Partindo do que acabamos de mencionar, é muito importante cuidar das expectativas que você cria mediante a essa modalidade de ensino. Afinal, se você quer mesmo lidar com as aulas online de forma efetiva, lembre-se que elas não são comparáveis às presenciais.

Quebre esse paradigma dentro de você! Pois trata-se de algo diferente, mesmo que tenha algumas semelhanças.

2- Prepare-se para o momento dos estudos como se fosse sair de casa

Outra forma de lidar com as aulas online é se preparando para o momento como se você fosse sair de casa. Isto é, nada de ir para a aula vestido de pijama, sem tomar um bom café e preparar os materiais de forma efetiva, hein?

Considere criar um “terreno fértil” na sua mente, através de ações como: se programar; se arrumar; preparar o material; etc.

3- Tenha um ambiente propício para os seus estudos

Assim como é importante se preparar para “ir à aula”, é fundamental ter aonde ir! Ou seja, ter um espaço que seja pertinente para os estudos e, preferencialmente, seja fixo para todas as aulas, pois isso melhorará a sua “virada de chave” na hora de entrar para a aula online.

4- Faça as suas anotações como se a aula fosse presencial

Não fique apenas assistindo à aula de maneira passiva. Mas sim, foque em anotar tudo o que for mais importante, como se você estivesse verdadeiramente em uma sala de aula. Isso fará com que você fique mais por dentro do que está sendo dito, além de aumentar as chances de memorizar os conteúdos.

Da mesma maneira, anote as suas dúvidas, caso não seja possível perguntar para o professor naquele momento. Assim, você poderá enviar um e-mail para ele, mais tarde, tirando os seus questionamentos a limpo.

5- Cuidado com a procrastinação

Cuidado com a procrastinação! Se você faz matérias com aulas gravadas, nada de deixar elas acumularem para, depois, tentar assistir tudo em um só dia, ok? Isso poderá atrapalhar na hora de lidar com as aulas online, impactando os seus estudos. Organize-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.