Como aliviar o estresse escolar?

Para aliviar o estresse escolar é necessário manter uma rotina de estudos organizada e dentro de condições saudáveis. Apenas dessa forma é que sentiremos aquela sensação de maior controle sobre os estudos, que é capaz de acalmar qualquer pessoa em meio às infinitas tarefas.

Mas, para que isso aconteça, algumas medidas precisam ser colocadas em prática. Neste texto, no entanto, vamos apresentar algumas dessas medidas e esperamos que elas sejam úteis para você. Acompanhe e entenda.

Como aliviar o estresse escolar?

Cada pessoa vive o estresse escolar à sua maneira. Para alguns, o estresse pode até passar despercebido. Para outros, o estresse pode ser tão intenso que chega a provocar estagnações na rotina.

Por conta dessa variabilidade, gostaríamos de deixar claro que as dicas abaixo são apenas alguns fragmentos que podem ser postos em prática. Ou seja, não se trata de um passo a passo para “se livrar do estresse”.

Afinal, apenas você poderá lidar com o seu estresse de forma mais consistente, a partir do momento em que passa a escutá-lo com mais atenção.

Com isso em mente, vamos às dicas:

1- Respire fundo e afaste-se do gatilho do estresse

Quando você quiser aliviar o estresse escolar em um momento de “pico”, procure respirar fundo e afastar-se do gatilho emocional. Mas, quando falamos em respirar fundo, nos referimos a exercícios que podem trazer mais tranquilidade para o corpo, afinal, a respiração é capaz de impactar nossos batimentos cardíacos e a pressão arterial, por exemplo.

Portanto, aqui a respiração diafragmática pode ser uma boa opção. Ela irá acalmar a sua mente e permitir que mais oxigenação chegue aos mais diversos órgãos do seu corpo. Essa oxigenação, no entanto, promove mais bem-estar e até mesmo melhores insights para o seu cérebro.

2- Visualize as suas demandas e quebre-as em partes menores

Tente visualizar todas as suas demandas de estudos para que seja possível quebrá-las em partes menores. Por exemplo, se você tem um grande trabalho para entregar no fim do mês, crie etapas que deverão ser concluídas a cada dia. Isso fará com que a tarefa pareça mais fácil e você se sinta menos estressado diante dela.

3- Procure fazer pausas entre os seus estudos

Faça pausas entre uma etapa de estudos e outra, pois isso irá resgatar a sua energia cerebral e, inclusive, a sua motivação para os estudos. Até porque, convenhamos, se você quer aliviar o estresse escolar de verdade, é claro que não pode sobrecarregar a mente com tarefas ininterruptas, concorda?

4- Respeite os seus limites na hora de seguir uma rotina

Não crie uma rotina de estudos que ultrapasse os seus limites. Se você não consegue ler mais de 15 páginas por dia de maneira eficiente, pra quê forçar a barra e não ter bons resultados? Com essa atitude você pode, ainda, ter o retrabalho de ficar relendo algo que não absorveu, aumentando o estresse escolar!

5- Mantenha hábitos saudáveis – mas mantenha-os de verdade!

Por fim, para aliviar o estresse escolar é de suma importância que você mantenha hábitos saudáveis. São eles que regulam o seu sono, as sensações de bem-estar e a sua saúde física e mental de uma forma geral.

Portanto, crie uma rotina equilibrada, alimente-se bem, pratique exercícios e cuide da sua mente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.