Como não se estressar com aula online?

Não se estressar com aula online parece algo impossível para você? Pois bem, a gente entende! Afinal, não é nada fácil absorver conhecimentos de forma efetiva sem aquele contato presencial com o professor.

Mas, embora seja difícil, isso não quer dizer que seja impossível, certo? Se nos prepararmos para os estudos online, as chances de sucesso são maiores. Quer saber como? Veja as nossas dicas de hoje e fique por dentro!

Como não se estressar com aula online?

Antes de qualquer coisa, é bom você compreender que não existe uma “pílula” mágica que seja capaz de aliviar o estresse nas aulas online e pronto.

Como estamos tratando de algo relacionado à saúde mental, precisamos pensar além de uma receita pronta, simplesmente porque cada pessoa é única e pode acabar tendo estresse por meio de gatilhos diferentes.

Assim sendo, veja as nossas dicas e avalie quais fazem sentido para você na hora de não se estressar com aula online:

1- Prepare-se para o momento de estudos com antecedência

Sim, pode parecer óbvio, mas ainda há pessoas que não se preparam para o momento da aula online. Elas acreditam que é só sentar e assistir o que o professor tem a dizer, mas não é bem assim.

Se esse comportamento funciona para você, ótimo! Mas, se você se sente estressado nas aulas e com a sensação de que não está rendendo nada, talvez seja o momento de mudar a sua postura.

Para isso, prepare-se com antecedência para os seus estudos. Tome um banho, arrume-se e se vista como se estivesse indo até a faculdade. Lembre-se de separar os seus materiais.

2- Tenha um espaço reservado aos estudos e avise os familiares

Você precisa ter um ambiente adequado para os seus estudos, caso contrário, o estresse das interrupções pode aparecer.

Escolha um ambiente em sua casa que seja mais silencioso e reservado. Procure, também, avisar os seus familiares de que durante determinado tempo você não poderá ser interrompido.

3- Anote as suas dúvidas – tudo bem não compreender tudo de primeira!

Não assista às aulas de uma forma tão passiva. Isso pode tornar os estudos entediantes e, acima de tudo, provocar estresse. Mas sim, busque ser mais ativo, anotando o que você não compreendeu de primeira.

Não fique estressado se perceber que está com dificuldades para entender determinado assunto – você não precisa simplesmente aprender tudo de uma só vez. Paciência!

4- Aprenda a buscar novas fontes de conhecimento

Sabe as questões que você ainda ficou com dúvidas? Então, ao invés de se estressar por não ter compreendido bem, busque novas fontes de conhecimento para melhorar os seus resultados.

Isso será muito mais valioso para você e para a sua memorização, e também diminuirá aquela sobrecarga de querer aprender tudo o quanto antes.

5- Dê pausas entre os estudos

Por fim, lembre-se de sempre dar boas pausas entre os estudos. Se as suas aulas online são gravadas, por exemplo, nada de assistir uma atrás da outra sem nenhuma pausa para a sua mente, hein?

Mas sim, procure descansar por alguns minutos, restaurando a sua energia mental e permitindo que a sua mente absorva os conhecimentos de forma mais efetiva. Isso faz toda a diferença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.