Como incentivar as crianças nas aulas remotas?

Incentivar as crianças nas aulas remotas tem sido o desafio de muitas famílias, em meio à pandemia do novo coronavírus. E embora as aulas presenciais estejam voltando aos poucos, os estudos remotos ainda estão acontecendo com bastante frequência.

Mas como fazer com que os filhos se interessem por essas aulas? Como ajudá-los a ter um foco maior no que é ensinado? São tantas dúvidas, não é mesmo?

Mas não se desespere com isso, pois nesse artigo vamos dar algumas dicas que poderão ser úteis no processo de incentivo das suas crianças. Acompanhe!

Como incentivar as crianças nas aulas remotas?

Para incentivar as crianças nas aulas remotas é fundamental que os próprios pais demonstrem interesse na modalidade de ensino.

Ou seja, nada de diminuir a qualidade das aulas na frente dos filhos, hein? Se você “desdenhar” a plataforma da escola, automaticamente fará com que o seu filho pegue o seu discurso como verdade, desenvolvendo uma aversão às aulas online.

Do mesmo modo, não precisa ficar elogiando e falando que a aula online é a melhor coisa do mundo. Até porque, em alguns casos, sabemos que está bem longe disso.

Mas o ideal é deixar que a criança vá se adaptando aos poucos, sem “minar” a concepção dela com um negativismo que não a levará a nada.

Com isso em mente, veja as demais dicas que separamos para você:

1- Conheça a plataforma de estudos do seu filho

O primeiro passo é conhecer a plataforma que seu filho usará para estudar. Veja todas as funcionalidades e aprenda a usá-la da melhor forma. Assim você poderá auxiliar o seu filho caso ele tenha alguma dificuldade com a tecnologia.

2- Crie um cronograma de estudos para a criança

Na hora de incentivar as crianças nas aulas remotas, prepare um cronograma de estudos que seja eficiente. Faça um quadro ou cartaz para que a criança sempre possa ver, a fim de saber quais são as obrigações do dia a e da semana.

3- Organize um espaço para os estudos

Preparar um espaço que seja motivador também é importante. Você não precisa gastar uma fortuna com mesa, cadeira e computador, mas sim, pode apostar em uma decoração que seja a cara do seu filho, e um espaço que sirva apenas para os estudos.

Isso irá fazer com que ele se sinta mais empolgado, por saber que há um ambiente só para ele estudar.

4- Prepare o seu filho como se ele fosse ir à escola

Arrume o seu filho e os materiais didáticos como se ele fosse até à escola. Isso criará bons gatilhos mentais nele, que se sentirá mais “dentro” da sala de aula e focado nos estudos.

5- Converse com a criança sobre como têm sido as aulas

Pergunte sobre o que o seu filho tem aprendido, tire as suas dúvidas, converse. Manter um diálogo eficiente é uma das melhores formas de incentivar as crianças nas aulas remotas, pois você poderá ajudar a encontrar soluções para potenciais dificuldades.

6- Elimine as potenciais distrações

Por fim, lembre-se de eliminar potenciais distrações, como televisão, celular, video-game, entre outros. Foque em deixar o ambiente propício aos estudos e assim você conseguirá incentivar as crianças nas aulas remotas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.