Qual o papel da escola no contexto da educação emocional?

Compreender o papel da escola no contexto da educação emocional pode lhe ajudar a pôr em prática ensinamentos importantes para os seus alunos. Pensando nisso, trouxemos alguns apontamentos sobre esse tema, a fim de criar uma reflexão junto com você.

Vamos lá?

Qual o papel da escola no contexto da educação emocional?

O papel da escola no contexto da educação emocional é de grande importância. É através da escola que a criança passa a desenvolver inúmeras habilidades, e por que não desenvolver a inteligência emocional? Afinal, essa habilidade é tão importante quanto saber ler e escrever!

Por isso, quando você pensar na educação emocional nas escolas, considere os fatores abaixo como a força motriz por trás dessa necessidade:

1- Primeiras relações sociais fora da família são vividas na escola

Apesar de existirem exceções, grande parte das crianças só começam a ter um contato com outras pessoas (que não estão no laço familiar) quando vão à escola. É nesse ambiente escolar que ela passa a ter contato com outras personalidades, estilos de vida, etc.

Assim sendo, o papel da escola no contexto da educação emocional é justamente ajudar a criança a lidar com a suas emoções frente a isso. A escola pode ensinar a criança a lidar com as relações interpessoais de maneira mais equilibrada emocionalmente.

2- Desenvolvimento cognitivo deve caminhar lado a lado com emoções equilibradas

O desenvolvimento cognitivo só acontecerá efetivamente quando a criança estiver emocionalmente equilibrada. Até porque, convenhamos, se nem nós, adultos, conseguimos aprender mediante crises de estresse e ansiedade, por que uma criança deveria conseguir?

Por isso, trazer à luz a educação emocional nas escolas é fazer com que as crianças fiquem mais preparadas para as adversidades. E, com isso, consigam se portar mais ativamente diante de desafios que impactam no desenvolvimento cognitivo.

3- Alguém “de fora” pode ajudar a criança a se enxergar melhor

Cada família tem uma dinâmica de vida única. Não existe repetição, embora existam semelhanças.

Com isso em mente, muitas partes dessa dinâmica podem ser excelentes, enquanto outras podem ser maléficas e até doentias.

Ao entrar em contato o ambiente escolar, a criança passa a ter novas visões de mundo. Assim, o papel da escola no contexto da educação emocional é justamente ajudá-la a entender a si mesma de uma forma mais profunda.

Ela se autoconhece, passa a perceber déficits em sua vida e pode contar com a ajuda de educadores na hora de lidar com esses “desequilíbrios”.

4- A experiência de aprendizagem pode ser melhorada

Não conseguimos aprender verdadeiramente quando as nossas emoções estão abaladas, isso é fato. Portanto, quanto pensamos no papel da escola no contexto da educação emocional, é justamente esse que vem à mente: a aprendizagem.

As nossas emoções não são um “pacote à parte” que pode ser deixado de lado durante o trabalho e os estudos. Por isso (e por tantos outros motivos) que a educação emocional nas escolas é importante!

Nossas crianças precisam ter a chance de aprender a lidar com as emoções de uma forma mais positiva, que traga benefícios para a sua vida. Seja você a mola propulsora dessa realidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.