Como gerir uma equipe de trabalho?

Gerir uma equipe pode parecer um desafio intenso, mas algumas medidas podem ajudar você.

Saber como gerir uma equipe de trabalho é importantíssimo em qualquer área de atuação, caso você seja um gestor, claro. Afinal, uma equipe precisa de um líder que saiba o que está fazendo, e que viabilize um caminho saudável para o time.

Mas, quais ações podem ser postas em prática? O que deve ser feito na hora de gerir um time?

Em nosso conteúdo de hoje, portanto, vamos apresentar algumas dicas que podem ser úteis para você. Acompanhe para saber mais!

Como gerir uma equipe de trabalho?

Antes de querer um passo a passo completo de como gerir uma equipe de trabalho, lembre-se de que cada time é único e possui as suas próprias necessidades. Em outras palavras, não adianta querer encontrar a “resposta universal” para o seu time, tendo em vista que ele não é igual a nenhum outro.

Dessa forma, entenda que as nossas considerações abaixo podem ser um ponto de partida para a sua reflexão, e não uma receita pronta de o que fazer com o seu time, ok? Esteja sempre atento as singularidades dele. 😉

Vamos, portanto, às dicas:

1- Conheça cada colaborador – mas conheça de verdade

Conheça cada pessoa que faz parte do seu time. Isso é fundamental para que você consiga estabelecer boas ações para a equipe.

Mas, quando falamos de conhecer, pense em conhecer de verdade. Esteja a par de todas as habilidades e limitações que cada colaborador pode apresentar no trabalho. Isso lhe dará margem para delegar funções com mais sabedoria.

2- Certifique-se de que cada um compreendeu as metas e objetivos

Quando as metas da corporação forem apresentadas para a sua equipe, certifique-se de que todos compreenderam. Às vezes, os ruídos na comunicação podem atrapalhar na hora de gerir uma equipe de trabalho.

Portanto, esteja sempre atento a isso e questione os colaboradores sobre as metas e os objetivos, a fim de escutar o pontos de vista deles e o que eles compreenderam.

3- Crie métodos e estratégias que respeitem a todos

No momento em que você for estabelecer estratégias e métodos de trabalho, lembre-se de respeitar a todos.

A nível de exemplo, nada de colocar uma estratégia com metas acima do que um dos colaboradores consegue acompanhar. Esteja sempre atento ao que cada um precisa e alinhe o dia a dia de trabalho dessa forma.

4- Seja imparcial diante dos conflitos

Seja imparcial quando algum conflito interpessoal surgir. Embora você possa ter as suas concepções de certo e errado, tenha a delicadeza de não demonstrar isso na frente dos liderados, no momento em que o conflito está acontecendo.

Mas sim, converse de forma imparcial e, ao mesmo tempo, empática. Assim, em conjunto, vocês poderão buscar soluções de uma maneira muito mais respeitosa e tranquila.

5- Seja adepto ao feedback e sempre reconheça a sua equipe

Esteja sempre estabelecendo um diálogo com cada colaborador e com a equipe como um todo, através do feedback e dos reconhecimentos. Isso ajudará a manter o time alinhado aos objetivos, além de motivá-los.

 

Viu só como algumas ações de como gerir uma equipe de trabalho podem ser mais simples do que parecem? Basta começar! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.