Como funciona o Internet Banking? Aprenda a usar os recursos

Veja como a facilidade pode ajudar no dia a dia

O internet banking é uma forma de acessar, pelo seu computador, as informações do banco ou instituição financeira. Essa ferramenta facilita os pagamentos e transações e é muito útil em todas as situações.

Mas, algumas pessoas ainda não sabem utilizar todos os recursos do internet banking. Outros, ainda não estão familiarizados com as plataformas dos bancos. Então, o Notícias Concursos, na matéria desta terça-feira (29) mostrará tudo o que é preciso sobre as diversas funcionalidades.

O que é Internet Banking?

O internet banking nada mais é do que ter acesso a uma área pessoal dentro do site da sua instituição ou banco. Ele permite que o cliente acesse sua conta-corrente ou informações da poupança, entre outros produtos, pela internet. Com a ferramenta é possível verificar o saldo, realizar transferências, efetuar pagamentos e outras transações.

Como usar essa ferramenta?

Para utilizar o internet banking, é preciso ter uma senha. Em geral, esse procedimento é feito presencialmente em alguma agência. Contudo, várias instituições financeiras mais modernas, como as fintechs ou bancos digitais, permitem que você crie ou solicite a senha de forma também digital pelo aplicativo ou site.

Com seu login e senha, basta entrar no site, digitar as informações e começar a usar os serviços digitais. Em alguns casos, também pode ser necessário instalar um programa de sua instituição financeira em seu computador para que o acesso seja autorizado. Tudo varia conforme o seu banco.

Como funciona o Internet Banking? Aprenda a usar os recursos
Como funciona o Internet Banking? Aprenda a usar os recursos – Canva Pro

4 vantagens do Internet Banking

1.Organização financeira

Com o internet banking você não precisa anotar as contas no papel e nem imprimir extratos de depósitos e transferências bancárias. Uma vez registradas, o sistema salva todas as informações que você precisa. Por exemplo, se você quiser gravar dados de uma conta para a qual faz transferências todo mês, isso vai te ajudar a poupar mais tempo. Comprovantes de pagamento, depósito e transferência também podem ser salvos em PDF e organizados em pastas no seu computador.

2.Facilidade

Verificar a fatura do cartão de crédito, realizar um pagamento em cima da hora e olhar seu saldo. Esses são alguns exemplos do que você pode fazer a qualquer hora, em qualquer dia da semana, sem sair de casa. Os serviços podem, inclusive, ser acessados fora do Brasil. Basta apenas que você esteja conectado a internet para poder programar o pagamento de contas e visualizar suas informações bancárias.

3.Economia de tempo e dinheiro

O usuário não precisa se deslocar até uma agência e também não precisa pagar por um extrato bancário. Isso porque, pelo internet banking, você tem acesso fácil, bem ali, na tela do seu computador. Para pequenos empresários, essa pode ser uma forma de pagar funcionários, organizar fluxo de caixa e pagar fornecedores, por exemplo.

4.Segurança

Não precisa se preocupar, pois a ferramenta é segura. Ter alguns cuidados, como não fornecer a senha a terceiros ou não acessar o site de qualquer computador, são, claro, sempre muito importantes.

Também é fundamental seguir as instruções de segurança da sua instituição, como usar um token ou aplicativo para gerar códigos de acesso. É possível também criar camadas extras de segurança no próprio app (como cadastro da biometria e senha de acesso).

Dicas para usar o Internet Banking de forma segura

É importante ficar sempre atento e tomar alguns cuidados básicos:

  • Mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado;
  • Troque a senha do seu internet banking periodicamente;
  • Nunca forneça sua senha a outras pessoas;
  • Os bancos nunca pedem atualização da chave de segurança por e-mail;
  • Confira se o site é mesmo do seu banco;
  • Verifique se o internet banking possui um cadeado verde na parte em que é digitado o endereço. Isso mostra que a conexão é segura e que a identidade do banco foi confirmada.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.