Como fazer para evitar atrasos?

Quer saber como fazer para evitar atrasos e assim garantir mais organização na sua rotina? Então veja as nossas dicas e comece a auto avaliar o seu dia a dia. Assim será possível descobrir os potenciais motivos pelos quais você se atrasa.

E ao conhecê-los, fica muito mais fácil conseguir “cortá-los”, não é mesmo? Então vamos lá!

Como fazer para evitar atrasos?

Atrasar-se é algo relativamente comum, afinal, todo mundo está propenso a algum tipo de imprevisto e contratempo. O problema surge, no entanto, quando esse tipo de atraso se torna algo muito recorrente e repetitivo.

Se você sempre se atrasa, as pessoas começam a cortar alguns tipos de relações com você. Até porque, convenhamos, os atrasos podem ser bem negativos, concorda?

Por isso, acompanhe os apontamentos abaixo e vamos investigar mais sobre os seus atrasos. A partir disso será possível estabelecer algumas medidas para lidar com o problema. Acompanhe:

1- Descubra o que faz você se atrasar

Pense nas últimas vezes em que você se atrasou para alguma coisa. Agora, analise o que pode ter feito você se atrasar dessa maneira. Veja algumas possíveis causas:

  • Ansiedade antes de um evento importante;
  • Falta de organização dos materiais que seriam levados a determinado local;
  • Você dormiu além da conta;
  • Esqueceu de se arrumar a tempo;
  • Perdeu tempo conversando com alguém;
  • Entre outras muitas variáveis.

Analise com cuidado a causa dos seus atrasos. Ao descobri-los, ficará mais fácil dar continuidade aos passos abaixo.

2- Crie uma rotina para o motivo do atraso

Vamos supor que o motivo do seu último atraso foi o fato de ter dormido demais. Se isso aconteceu, é possível que você tenha ido dormir muito tarde ou tenha tido uma noite de sono ruim. Caso sejam essas as causas do problema, estabeleça uma rotina de sono para você.

Comece a dormir e acordar sempre no mesmo horário; deixe o seu celular longe da cama, para ser obrigado a levantar quando o despertador tocar; e assim por diante.

Quando você monta uma rotina “preparatória” baseando-se no motivo do atraso, fica mais fácil cortá-lo de vez.

3- Crie recompensas para os dias que você chegar no horário

Se mesmo com a rotina você ainda sentir que tem se atrasado muito e os resultados não têm sido promissores, parta para situações de recompensas.

Por exemplo, todas as vezes que você cumprir o seu horário de forma regrada você pode se presentear com um passeio, um lanche que você gosta, enfim.

Claro que isso não precisa acontecer todos os dias, mas você pode pensar em se recompensar de tantos em tantos dias. Assim você terá uma motivação a mais para evitar os atrasos.

Por fim, lembre-se ainda de que o atraso pode ser um sintoma psicológico, que pode estar querendo dizer algo que você não percebeu. Saiba se escutar e busque a psicoterapia para se conhecer ainda mais. Pois dessa forma você terá ainda mais subsídios na hora de saber o que fazer para evitar atrasos.

Organize-se e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.