Revolução Francesa: três tópicos importantes

Descubra quais são eles!

Revolução Francesa: tópicos que podem ser cobrados na sua prova

A Revolução Francesa é um tema muito cobrado em questões de história geral dentro das principais provas do país, como aquelas do ENEM e dos vestibulares.

Assim, é fundamental que você domine os principais tópicos sobre o tema para garantir um bom desempenho nos seus exames.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com três pontos importantes sobre a Revolução Francesa. Confira!

Os três Estados

No período que antecede a Revolução Francesa, a sociedade da França estava dividida em três estratos sociais: os chamados “três Estados”. São eles:

1° Estado: membros do clero
2° Estado: nobreza
3° Estado: povo (trabalhadores e a burguesia)

Podemos dizer que o primeiro Estado e o segundo Estado usufruíam de privilégios e não precisam pagar nenhum tipo de imposto. O terceiro, por sua vez, era composto pela maior parte de população e sofria com a alta cobrança de impostos.

Foi justamente esse modelo desigual que gerou uma forte crise econômica durante o governo do monarca Luís XVI.

Queda da Bastilha

O episódio conhecido como “Queda da Bastilha” é considerado o marco da Revolução Francesa. O evento, também chamado de “A Tomada da Bastilha”, ocorreu em 14 de julho do ano de 1789, data que é comemorada pelos franceses até hoje.

Na época, a Bastilha funcionava como uma espécie de penitenciária para presos políticos. Ela havia, além disso, se tornado um traço característico do absolutismo da França.

Assim, a Queda da Bastilha pode ser considerada um símbolo da revolta popular contra o regime absolutista e contra o sistema de justiça usado pelo país no século XVIII.

O fim da Revolução Francesa

A Revolução Francesa conheceu o seu fim no ano de 1799, na ocasião do Golpe do 18 Brumário, evento no qual Napoleão Bonaparte assumiu o governo da França.

Napoleão iniciou um período totalmente diferente na história do país. O seu governo entraria para a história como a “Era Napoleônica”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.