Como deixar a pele pronta para receber maquiagem

Aprenda truques para ter a pele sempre impecável para maquiar

Muitas pessoas acham que o processo de maquiagem não carece de protocolos iniciais. Dessa forma, vão aplicando a maquiagem no rosto sem realizar procedimentos que são muito importantes para que a maquiagem fique mais bonita, dure mais e, principalmente, para a preservação da saúde da pele. Hoje vamos ter de ensinar como deixar a pele pronta para receber maquiagem!

Sendo assim, siga os passos abaixo para que sua maquiagem fique perfeita e, além disso, sua pele seja preservada.

Como deixar a pele pronta para receber maquiagem

Deixar a pele pronta para receber maquiagem -- Reprodução Canva
Deixar a pele pronta para receber maquiagem — Reprodução Canva

Como é do seu conhecimento, existem diversos tipos de maquiagem. Dentre elas, tem-se a social e a artística. Porém, qualquer que seja o tipo a ser usado, é muito importante tomar cuidados.

Use primer

Antes de pensar na maquiagem use um primer, pois esse produto contribui para que sua maquiagem se prolongue.

Cuide de seus acessórios

Uma coisa importante, é limpar sempre os pincéis que você usa para se maquiar. Além de preservar melhor as cerdas dos seus pincéis, saiba que o fato de não higienizar esses acessórios pode acabar criando bactérias.

Não aplique um produto em cima do outro

Caso aplique um protetor solar antes da maquiagem, por exemplo, espere esse produto secar antes de passar a base.

Limpe e higienize sua pele antes da maquiagem

Antes de fazer qualquer procedimento na sua pele, garanta que seu rosto esteja limpo e jamais durma sem retirar a maquiagem. Uma limpeza bem feita permite que os produtos sejam absorvidos adequadamente, faz com que a textura da sua pele fique melhor e, principalmente, regula a oleosidade.

Mas as nossas dicas não param apenas nessas que citamos até agora, pois, uma boa maquiagem depende de outros fatores que são tão importantes quantos os já comentados aqui. Por isso, anote tudo para brilhar em sua make!

Cuidado na hora de escolher os produtos

Produtos para limpeza, tonificação, hidratação e maquiagem não são todos iguais! Vale muito a pena comprar produtos adequados para o seu tipo de pele e é fundamental sempre ler os rótulos, pois existem produtos que pioram a oleosidade e a incidência de cravos, espinhas e manchas. Sendo assim, sempre pesquise os produtos que usará no rosto e os que vai utilizar para fazer sua maquiagem. Mesmo que o mais adequado para o seu tipo de pele não seja barato, é preciso avaliar o custo-benefício! Produtos de boa qualidade geralmente podem ser usados em quantidade menor e com um efeito melhor no resultado de sua maquiagem ou qualquer outro cuidado com a sua pele.

Sempre tonifique seu rosto

Um tônico facial cumpre o desafio de não deixar os poros obstruídos e, assim, seu rosto vai absorver melhor seus hidratantes. Pesquise bem no mercado, pois existem produtos com ação cicatrizante, efeito calmante, outros que atuam no controle da oleosidade e, ainda, os de limpeza profunda. Uma dica é escolher produtos que não contenham álcool em sua formulação para não causar ressecamento na pele.

Sempre hidrate a sua pele: antes da maquiagem e depois de retirar a make

Vamos falar sobre desidratação em seu rosto. Um rosto desidratado perde o brilho, dá uma sensação ruim de pele sendo repuxada. Pode coçar em certas partes e, até mesmo, descamar.

É importante saber que existe diferença entre uma pele seca e uma pele desidratada. A pele seca precisa de cuidados e produtos específicos, mas a pele desidratada está ressecada por algum motivo, que pode ser a ação de algum medicamento ou um descuido prolongado com a pele.

É fundamental hidratar a pele antes da maquiagem para que não fique com uma aparência craquelada ao longo do dia.

Proteja seu rosto dos raios de sol e das lâmpadas fluorescentes

Um bom protetor solar garante a saúde de sua pele em diversos aspectos, mas saiba que a maquiagem não substitui o seu uso (a menos que use cosméticos com fatores de proteção solar). Então, antes de maquiar, passe uma camada de protetor sobre seu rosto.

Finalizando

Viu só como não existem muitos segredos e nem é muito difícil preparar a sua pele para receber a sua make? Sendo assim, coloque essas dicas em prática, pois, além de uma maquiagem bonita e que valoriza seus traços (ou disfarça algumas imperfeições), esses cuidados vão manter a saúde de sua pele, retardando o envelhecimento de seu rosto.

Esperamos que essas dicas sejam super úteis para você e que facilite o preparo da sua pele! Nos vemos nos próximos artigos com outras dicas! Agora, vai lá e brilha!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.