Como elogiar um trabalho bem feito?

Às vezes, dar um feedback positivo pode ser tão difícil quanto um negativo.

Saber como elogiar um trabalho bem feito é igualmente importante saber como dar um feedback negativo. Ambas as ações são fundamentais para que se crie uma atmosfera mais positiva e construtiva, seja no ambiente de trabalho ou de estudos. Por isso, neste conteúdo nós vamos discutir alguns apontamentos que podem ser levados em conta na hora de elogiar uma pessoa. Veja a seguir.

Como elogiar um trabalho bem feito?

Para elogiar um trabalho bem feito você deve saber ser sincero com a outra pessoa. Ou seja, não aja no piloto automático ou de uma forma mecanizada. Mas sim, pense sobre o que será dito e reconheça o esforço da outra pessoa. Veja como fazer isso:

1- Saiba elogiar de maneira pontual – a pessoa precisa saber o que foi bem feito

Saber elogiar um trabalho bem feito não é fácil, mas também não é impossível. Comece fazendo apontamentos sobre o que a pessoa fez de bem feito. Isto é, não seja generalista. Diga o que você mais gostou no trabalho ou na ação da pessoa. Afinal, apenas dizer “muito bem!” não é algo tão específico, e a pessoa pode querer um feedback mais preciso.

Portanto, saiba quais foram os pontos específicos do processo que fizeram a pessoa ter um bom resultado. Enalteça isso a ela, pois assim será possível que o seu colaborador se empenhe ainda mais nestes pontos, melhorando os resultados à medida que o tempo passa.

2- Enalteça os pontos fortes da pessoa em frente à equipe

Lembra daquela regrinha de corrigir no privado e elogiar em público? Pois bem, ela é muito valiosa! Quando você enaltece os pontos fortes da pessoa em frente à equipe, a tendência é que ela se sinta mais reconhecida do que se isso acontecer apenas no privado.

Um exemplo claro de que isso faz diferença é os perfis em redes sociais como LinkedIn: as pessoas querem que seus clientes as recomendem, com mensagens e elogios públicos. Isso impulsiona a carreira e a satisfação com o trabalho de qualquer pessoa.

3- Recompense a pessoa de alguma forma – caso possível

Se for possível, dê uma recompensa para a pessoa. Mas, lembre-se de que é importante ser específico: Além de dar uma recompensa, saiba sempre apontar quais foram os fatores-chave que fizeram com que a pessoa se destacasse das demais. Isso fará com que ela sempre busque novas formas de aprimorar os resultados.

4- Não use frases prontas – mostre sinceridade!

Nada de usar frases prontas e bonitinhas que você vê por aí, pois a pessoa pode perceber isso! E, dessa forma, pode achar que você não está sendo sincero ou que apenas está seguindo um protocolo para elogiar um trabalho bem feito. Afinal, ninguém quer ser “mais um” na multidão, certo? Por isso, faça com que a pessoa perceba o valor dela, sendo sincero ao dar o seu elogio.

Fale com as suas palavras, mesmo que elas não pareçam as mais lindas do mundo. Mais vale você ser sincero e usar a sua maneira de se expressar, do que copiar uma frase pronta e fazer com que a outra pessoa se chateie.

Pense nisso e comece a elogiar um trabalho bem feito de uma forma eficiente e muito recompensadora!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.