Como desenvolver a proatividade? Veja algumas dicas

Para desenvolver a proatividade é preciso estar atento ao que pode acontecer, logo em seguida. Isto é, precisamos analisar as situações ponderando sobre os diferentes caminhos que elas podem nos levar. Assim, conseguiremos traçar metas e tomar atitudes que tragam resultados robustos para o nosso trabalho. A seguir, damos mais detalhes sobre este assunto.

Como desenvolver a proatividade

Para desenvolver a proatividade é preciso se dedicar ao diferente, todos os dias. Ninguém é capaz de ser proativo fazendo as mesmas coisas. Por isso, precisamos inovar, estabelecer estratégias diferentes e buscar conhecimentos que melhorem o resultado do nosso trabalho. Para isso, algumas ações podem ser levadas em conta, como por exemplo as que citamos a seguir:

1- Observe o seu cenário atual e a sua forma de executar as suas tarefas: o que poderia ser diferente?

O primeiro passo para desenvolver a proatividade é conhecer, a fundo, a sua rotina atual. Como tem sido a sua execução de tarefas? Quais tarefas diárias precisam ser finalizadas? Pense sobre isso. É apenas a partir desse mapeamento que você poderá visualizar o que poderia ser diferente ou receber algum tipo de inovação.

  • Um exemplo seria um trabalho muito “braçal”, que requer uma atenção muito apurada. Se este trabalho fosse feito de maneira automática, com um software adequado, você poderia poupar tempo e dinheiro. Que tal pensar em uma possibilidade assim?

Siga nosso exemplo para encontrar os gaps no seu trabalho e assim, de uma maneira proativa, estipular estratégias que solucionam o problema.

2- Mantenha-se informado sobre a sua área de atuação

Manter-se informado também é importante. Estar por dentro das tendências do mercado pode lhe ajudar a conhecer novas estratégias e aprender novas técnicas que trazem melhorias para o seu trabalho.

3- Tente antecipar alguns problemas e já preveja soluções

Quando você estiver se preparando para uma reunião importante, pesquise sobre a pauta e esteja atento aos possíveis “problemas” ou questionamentos que podem surgir durante o encontro. Dessa forma você já poderá encontrar respostas para potenciais perguntas, demonstrando ser um colaborador proativo.

4- Não aja no piloto automático durante os seus projetos

Agir no piloto automático é uma das piores formas de desenvolver a proatividade. Até porque você apenas executará as coisas de uma maneira impensada, sem estudar novos caminhos e estratégias eficientes. Por isso, pratique técnicas como o mindfulness, onde você foca no presente e no que está fazendo agora, fugindo daquela ação automática e meramente protocolar.

5- Sempre que possível, adiante algumas tarefas para desenvolver a proatividade

Sobrou um tempinho no seu dia de trabalho? Que tal apostar no adiantamento de algumas tarefas, mesmo que pequenas? Isso pode melhorar o seu fluxo de trabalho; ajudar na sua gestão de tempo e ainda demonstrar a sua proatividade.

À medida em que você adianta algo hoje, tem mais tempo amanhã para desenvolver algo novo ou executar uma ação proativa. Pense sobre isso e estabeleça uma rotina de trabalho muito mais ativa, autônoma e, de quebra, saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.