Como desenvolver a habilidade de ouvir

Para desenvolver a habilidade de ouvir de verdade, é preciso estar pronto para não se deixar levar pela impaciência, pressa, emoções ou pré-julgamentos que insistem em aparecer enquanto o outro está falando.

Assim, conseguimos estruturar relações mais saudáveis, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. Mas, para isso, é necessário tomar a decisão de ser uma pessoa com escuta ativa, e não uma pessoa que simplesmente age no piloto automático.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo com algumas dicas que poderão lhe ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional, no que tange à capacidade de ouvir o outro. Acompanhe e entenda.

Como desenvolver a habilidade de ouvir? Dicas práticas para você

Como dito acima, para desenvolver a habilidade de ouvir é necessário estar disposto a isso. Ou seja, esta não é uma capacidade que se aprende apenas lendo… É uma capacidade que precisa ser desenvolvida todos os dias, a partir da sua força de vontade para isso.

Sendo assim, se você quer escutar mais o que os outros têm a dizer, considere os apontamentos abaixo:

1- Comece, simplesmente, ouvindo de verdade

Se você parar para analisar as suas interações sociais, perceberá que muitas vezes você não ouve, de verdade, o que o outro está lhe dizendo. Muitas vezes, apenas a mensagem superficial é escutada, enquanto muitos detalhes são deixados de lado, por simplesmente não prestarmos a devida atenção.

Portanto, quando alguém estiver lhe contando algo, force a sua mente para que o foco na conversa seja total. Foque em cada palavra, cada frase, cada significado e cada entonação do seu interlocutor.

2- Demonstre interesse pelo que o outro está falando

Demonstrar interesse também é importante. Apenas escutar, em silêncio absoluto, fará com que a outra pessoa possa se sentir constrangida ou até mesmo intimidada.

Para evitar esses efeitos, questione, aponte o que você pensa sobre determinada fala, instigue o que a outra pessoa está falando, etc.

3- Parafraseie o que o outro acabou de dizer

Parafrasear é uma ótima maneira de fortalecer o que o outro acabou de dizer. Dessa forma você:

  • Demonstra que prestou atenção;
  • Reforça a sua própria memorização sobre o que está sendo discutido;
  • Aprende algo novo;
  • Constrói boas relações interpessoais.

4- Seja paciente e escute até o fim

Se você for uma pessoa muito “empolgada”, pode acabar se sentindo agoniado e até mesmo impaciente diante do que o outro está falando. Assim, pode acabar interrompendo ou completando a fala alheia, atrapalhando o raciocínio que o outro estava tendo.

Portanto, comece a desenvolver a sua paciência e não interrompa o outro e muito menos fale por cima. Espere o seu momento de falar e ouça atentamente o que a pessoa está dizendo, sem fazer um pré-julgamento sobre a conclusão que ela terá.

5- Seja sincero e diga que não pode ouvir, caso não possa

Se por ventura você não tiver tempo para conversar e escutar o que o outro tem a dizer, seja sincero. Diga que no momento não é possível, mas que mais tarde vocês podem conversar.

Caso contrário, se você der chance para o interlocutor começar a falar, sem você poder prestar a atenção, a relação poderá ficar desgastada, além de que você deixará muita coisa importante passar despercebida.

Cuide da forma como você escuta os outros e comece a desenvolver a capacidade de ouvir de forma consistente e sólida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.