Estafa mental nos estudos: O que é e como lidar?

estafa mental nos estudos pode aparecer em diversos momentos do dia. Às vezes, temos a sensação de que já acordamos cansados, de uma forma que o rendimento nos estudos é baixo e prejudicado.

Mas, por que esse tipo de exaustão acontece? Do que se trata essa estafa mental? Quais as causas e como lidar com isso?

Para ver as respostas dessas perguntas, acompanhe esse texto até o fim.

O que é e o que causa a estafa mental nos estudos?

A estafa mental nada mais é do que um cansaço que sentimos por pensarmos demais; absorvermos informações demais; e recebermos muitos estímulos cerebrais, como por exemplo, assistindo vídeos, ouvindo podcasts, lendo livros, etc., sem o devido descanso.

Assim, essa estafa mental pode ser causada por:

  • Excesso de estudo;
  • Dificuldade para administrar o tempo;
  • Falta de práticas saudáveis;
  • Noites mal dormidas;
  • Falta de pausas e descansos;
  • Falta de motivação;
  • Dificuldade para montar uma rotina de estudos;
  • Excesso de estímulos, conteúdos e informações.

A pessoa se sente sobrecarrega e com um cansaço mental que a impede de seguir com os estudos. Ao mesmo tempo, a desmotivação pode aparecer, e a falta de interesse pelas atividades, que antes eram prazerosas, também nasce dentro do indivíduo.

Como lidar com a estafa mental nos estudos?

Você tem se sentido com estafa mental nos estudos? Então veja algumas dicas que podem lhe ajudar a melhorar a sua qualidade de vida:

1- Divida os estudos em partes menores

Ao invés de sobrecarregar os seus dias com estudos sem fim, e de maneira ininterrupta, que tal dividir os conteúdos em partes menores? Isto é, ao invés de parar para ler um capítulo completo, que tal ler por determinado tempo e, depois, dar uma pausa?

Assim você não foca na quantidade, mas sim, na qualidade dos seus estudos, não sobrecarregando a sua mente e absorvendo os conhecimentos de maneira mais efetiva.

2- Não exagere na quantidade de informações

Seguindo o ponto acima, quando for o momento de estudar, não sobrecarregue a sua mente e a sua capacidade de raciocínio com muitas informações e conteúdos.

Pelo contrário! Vá “regando” a sua mente aos poucos, incluindo pequenos fragmentos de conhecimentos e conteúdos. Assim, pouco a pouco você vai absorvendo mais informações sem causar a estafa mental nos estudos.

3- Respeite o seu descanso e as suas pausas

Não seja aquele tipo de pessoa que cai no discurso de “estude/trabalhe enquanto eles dormem”. Isso é apenas a romantização da dor e da sobrecarga. Trabalhar ou estudar sem parar NÃO É BENÉFICO. Pelo contrário, pode fazer com que a sua produtividade caia e os seus resultados demorem ainda mais para chegar.

Portanto, respeite o seu descanso e tenha pausas fixas durante os estudos. Jamais use o seu intervalo para estudar mais uma “coisinha” e respeite o tempo do seu cérebro.

4- Pratique hábitos saudáveis e prazerosos

Por fim, procure manter uma rotina com hábitos saudáveis bem definidos.

Atividades prazerosas e saudáveis, como os exercícios físicos, diminuem a estafa mental nos estudos e trazem mais qualidade de vida.

Além disso, o autocuidado, a alimentação equilibrada, o sono e os hobbies também são indispensáveis. Priorize a sua saúde, pois, consequentemente, dessa forma você estará priorizando os seus estudos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.