Como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular

Saiba mais sobre essa funcionalidade que busca simplificar sua vida

O Auxílio Brasil surgiu como uma tentativa do Governo Federal de reduzir o número de famílias em situação de pobreza extrema. Com a pandemia de Covid-19, diversos cidadãos viram sua condição mudar graças ao isolamento, fechamento de comércio e, consequentemente, o desemprego. Se você está apto a receber o benefício saiba como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular.

O programa é uma reformulação do antigo Bolsa Família, lançado em 2004. Então, houve uma “ampliação”, com seus valores alterados. O modo de ingresso se manteve, portanto, o CadÚnico é o cadastro que possibilita a inserção do grupo familiar no programa após as devidas análises. Por isso, o Notícias Concursos, na matéria deste domingo (17) te direcionará, para que você saiba como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular.

A importância de manter seus dados atualizados

No mês de julho o benefício entrará para a nona parcela. Cerca de 18 milhões de famílias brasileiras receberão o valor de R$ 400,00. Assim, para receber as quantias, você deverá se certificar de que seu cadastro esteja atualizado no sistema do CadÚnico.

Caso se encontrem inconsistências ou possíveis fraudes, ocorrerá o cancelamento do benefício para sua família. Caso isso ocorra contigo, não se preocupe. Há meios de solicitar uma revisão.

No caso de falecimento de algum membro ou mudanças na renda do núcleo familiar, é necessário revisar seu cadastro e atualizar as informações. Se a renda da família aumentar, isso não implicará na exclusão do programa.

A regra de transição permite que mesmo com aumento da renda, o beneficiário continue recebendo a quantia por cerca de 24 meses. Por isso, é importante atualizar as informações no CRAS de sua cidade.

Como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular
Como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular – Governo Federal

Como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular?

Para acessar os benefícios é necessário estar cadastrado no CadÚnico. Esse primeiro cadastro só pode ser realizado presencialmente pelo CRAS da sua região. O app do Auxílio tem diversas funcionalidades como: verificar datas de pagamento, consultar o valor a ser recebido e elegibilidade ao programa, entre outros.

O CadÚnico também possui um aplicativo que informa os documentos necessários e o CRAS mais próximo para realização do cadastro. Caso você já tenha recebido o benefício e foi bloqueado por algum motivo, ligue para o número 121 e confira sua situação.

Se o que aconteceu foi um bloqueio pela desatualização do cadastro, você pode tentar resolver a situação através do app do CadÚnico. Porém, a depender do seu problema será necessário o deslocamento até o CRAS para resolver presencialmente.

Com isso, agora você já sabe como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular. Então, corra atrás das informações para sua situação em específico e não fique sem receber o benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.