Você sabe delegar tarefas ou abraça tudo?

Será que você sabe delegar tarefas ou abraça tudo? Já parou para fazer esse tipo de reflexão, ou simplesmente vai “seguindo a vida” profissional sem pensar nesses fatores?

Neste artigo, trouxemos alguns questionamentos que você pode usar como base para refletir sobre o assunto e, quem sabe, encontrar respostas que lhe ajudem a se desenvolver. Continue lendo!

Será que você sabe delegar tarefas ou abraça tudo? Faça a sua autorreflexão!

Antes de responder se você sabe delegar tarefas ou abraça tudo, de maneira automática, procure fazer uma autoanálise sobre isso. Afinal, é claro que grande parte das pessoas não gosta de admitir um “erro” – isso se encaramos a sobrecarga, sem delegar, como um erro.

Por isso, antes de dar a primeira resposta que lhe vem à mente, ou ainda, pensar em desculpas para justificar a sua ausência de liderança, veja as considerações abaixo e reflita conosco:

1. Você se sente sobrecarregado?

Você tem se sentido sobrecarregado no seu trabalho? Se sim, por que isso está acontecendo?

Muitas vezes a sobrecarga é, simplesmente, a consequência do erro de querer abraçar tudo. Você pode ter dificuldades de delegar, como também pode ter certa dificuldade de dizer “não” a algumas pessoas.

Em ambos os casos a dificuldade está operando e seria interessante rever a situação.

2. Quando foi a última vez que delegou algo importante?

Reflita sobre o último momento em que você delegou algo IMPORTANTE. Ou seja, nada de pensar em tarefas simples que você delegou, hein? Mas sim, lembre-se de quando foi a última vez que você delegou uma tarefa que exigia muita dedicação e maestria.

Se você não delega ações importantes, pode estar tentando abraçar tudo. Fique atento a esse sinal.

3. Você costuma ter pensamentos perfeccionistas?

Enquanto você executa uma tarefa, tenta fazer tudo da forma mais perfeita que existe? Mesmo que isso exija um tempo acima da média e acabe com a sua saúde mental?

Bem, as chances de você não saber delegar tarefas e abraça tudo são bem grandes. Isso porque os perfeccionistas têm medo de passar um trabalho adiante, ou quando passam, refazem a maior parte, para garantir a dita “perfeição”.

4. A procrastinação existe na sua vida?

Você é uma pessoa procrastinadora? Bem, isso pode caminhar lado a lado com o perfeccionismo e com a dificuldade de delegar tarefas.

Se você deixa algumas atividades de lado com a ideia de que irá “conseguir fazer mais tarde”, pode ser que você esteja deixando de delegar algumas coisas. Cuidado com isso.

5. Já abriu mão de algo por achar que não daria conta sozinho?

Em algum momento da sua vida profissional você deixou de aceitar uma demanda porque sabe que não daria conta sozinho, mas sequer cogitou delegar essa nova tarefa? Esse é mais um sinal claro de que você ainda não sabe delegar tarefas de forma coerente.

Portanto, comece a rever esses seus comportamentos e delegue atividades que sobrecarregam o seu dia. Delegar ajuda a crescer. Lembre-se disso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.