Solidão no trabalho: Por que acontece e como lidar com isso?

solidão no trabalho, muitas vezes, ocorre de maneira silenciosa, sem que o sujeito se dê conta da sensação. Embora esse sentimento esteja presente, ele não recebe a atenção merecida. Até mesmo, o indivíduo pode achar que sentir-se desamparado é normal, e que faz parte do ambiente corporativo. Mas não deveria ser assim.

No trabalho, estamos rodeados por pessoas que possuem objetivos semelhantes aos nossos. Portanto, por que se sentir sozinho? Por que esse sentimento aparece? E ainda, como lidar com ele para ser mais feliz no trabalho? Veja as possíveis respostas para esses questionamentos no decorrer do nosso conteúdo.

Por que a solidão no trabalho acontece?

A solidão no trabalho pode aparecer por diversos motivos. É essencial que você saiba avaliar a sua situação de maneira subjetiva, sem se deixar levar por conceitos alheios. De todo modo, podemos dizer que alguns fatores influenciam essa sensação. São eles:

  • Complexo de inferioridade, por achar que ninguém irá querer criar um grande projeto com você.
  • Medo de ser inferiorizado ou medo de não agradar os outros, e por isso você não toma nenhuma iniciativa importante.
  • Sensação de exclusão, ao perceber que os demais colegas interajam entre eles, sem se atentar que você não está na roda de conversa.
  • Medo de demonstrar alguma fraqueza, por achar que isso é um defeito.
  • Receio de pedir ajuda, fazendo com que você tente resolver tudo sozinho e, consequentemente, sinta solidão por isso.
  • Entre outros fatores individuais que somente você poderá avaliar.

As causas são inúmeras e, por isso, você deve avaliar a sua situação com calma e serenidade. Aqui, o autoconhecimento deve operar.

Como lidar com a sensação de solidão no trabalho?

A sensação de solidão no trabalho pode estar atrapalhando os seus resultados. Por isso, veja algumas dicas que podem lhe ajudar nesse sentido:

1- Busque ajuda quando for necessário – isso não é uma fraqueza!

Buscar ajuda quando necessário é imprescindível. Não tente ser um “super-herói” que resolve tudo sozinho. Mas sim, atente-se para as necessidades que outras pessoas são capazes de suprir. Lembre-se de que ninguém é perfeito e que em conjunto é possível ir mais longe.

2- Saiba reconhecer as suas habilidades e as habilidades alheias

Reconheça as suas reais habilidades e foque nelas. Às vezes, deixar um trabalho para outra pessoa com uma habilidade mais apurada para determinada tarefa é melhor do que querer “abraçar o mundo”. Foque nos seus pontos fortes, reconheça como a sua equipe pode lhe ajudar e una essas habilidades, trabalhando em conjunto.

3- Converse mais com os seus colegas de trabalho

Converse. Sim, simplesmente converse. Isso fará com que, pouco a pouco, você se aproxime dos seus colegas de trabalho e aos poucos vença a sensação de solidão no trabalho. Uma boa conversa sobre uma tarefa, sobre o clima ou sobre qualquer outro assunto, pode ajudar a criar laços e conhecer mais profundamente quem caminha ao seu lado.

4- Tome a atitude de exteriorizar as suas ideias

Esteja sempre pronto para exteriorizar as suas ideias. Não crie um medo irreal do julgamento. Pense que todos que estão ali procuram aprender e crescer na carreira. E, às vezes, você pode ser a mola propulsora do crescimento deles, e vice versa. Por isso, converse, fale sobre suas ideias e coloque sobre a mesa as possibilidades que vem à sua mente. Isso mudará a sua forma de enxergar as relações no trabalho. Permita-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.