Como congelar frutas e verduras? Aprenda técnicas específicas

Descubra como conservá-los de forma correta em seu congelador

Você sabe como congelar frutas e verduras? O congelamento de frutas e verduras é uma forma de garantir economia e praticidade na hora de cozinhar, não é mesmo? E ainda tem o benefício adicional de podermos consumir verduras e frutas que estão fora da época! Então hoje vamos te ensinar alguns truques para realizar esse congelamento e beneficiar o seu paladar e o seu bolso! Vem que te contamos tudo com dicas incríveis.

Como congelar frutas e verduras

Como congelar frutas e verduras -- Reprodução Canva
Como congelar frutas e verduras — Reprodução Canva

O congelamento de verduras e frutas pode ser feito em potes com fechamento hermético (de preferência) e sacos plásticos. Existem saquinhos próprios para usar no congelamento que são facilmente encontrados no mercado e o preço é acessível! Então invista em potes ou saquinhos próprios! E crie o hábito de etiquetar os alimentos que vão para o congelador!

Cuidado com o espaço do seu freezer e a limpeza

Antes de fazer um congelamento, verifique como está o espaço de seu freezer. Higienize o seu congelador, pois muitas vezes vamos inserir alimentos sem nos preocupar de fazer a higienização de tempos em tempos.

É importante higienizar e limpar seu freezer, pois às vezes são derramados líquidos de alimentos e, como os alimentos não são congelados instantemente (geralmente estão em temperatura ambiente) há risco de contaminação!

Dê uma boa arrumada no freezer e coloque alimentos que estão congelados há mais tempo na parte da frente, para que você se lembre de usá-los!

Também é interessante etiquetar os recipientes com a data de congelamento dos alimentos. Isso vai facilitar sua vida na hora de escolher qual alimento preparar!

Congelamento de frutas

Para o congelamento você pode escolher congelar a fruta inteira ou pedaços, mas, independentemente desta escolha, a primeira medida é higienizar bastante as frutas.

Para higienizar, coloque as frutas inteiras e com casca em uma bacia com água e, para cada litro de água, adicione uma colher de sopa de água sanitária e deixe as frutas nesta solução por pelo menos 20 minutos!

Há ainda a opção de usar hipoclorito de sódio e, também existem soluções prontas que você pode comprar para fazer esta higienização!

Para congelar polpa 

Retire todas as sementes das frutas que permitem isso (diferentemente do maracujá, por exemplo) e bata no liquidificador! Depois despeje as polpas em potes ou saquinhos bem fechados, pois, assim, você pode congelar a polpa por até seis meses inteiros! No caso da polpa um truque é realmente colocar em saquinhos e usar a medida de uma porção, assim fica mais fácil chegar em casa e bater aquele copo de suco bem gostoso e geladinho sem desperdício!

Para congelar frutas inteiras ou picadas 

Nesse caso, é só higienizar bem a fruta, como já ensinamos acima, e colocar nos potes ou sacos plásticos! Corte em pedaços médios e retire a casca. Você pode conservá-las por cerca de seis meses!

Para congelar frutas bem maduras 

Você pode congelar as frutas bem maduras e com açúcar para, mais tarde, fazer geleias. Você pode colocar um pouco de açúcar, de modo que cubra todas as frutas, deixar um pouco dentro da geladeira e, logo após, colocar para congelar no freezer! Mas, para ficar bem mais saudável a sua geleia, não congele com açúcar e sim com stevia ou xilitol. E lembre-se de não colocar muito pois o congelamento evidencia os temperos!

E como fazer com verduras e legumes?

Quando você for fazer o congelamento de verduras e legumes, tome alguns cuidados adicionais e avaliar bem o que vai querer congelar! Não congele alface e rúcula, por exemplo, pois não é recomendável.

Quanto aos legumes que podem ser congelados, temos cenoura, mandioca, brócolis, couve-flor, beterraba, alho, milho e muitos outros. Mas, é importante a ressalva de que podem não ficar com a textura que teriam quando preparados frescos! Quanto aos nutrientes, eles não se perdem!

A dica é: verduras e legumes, que são geralmente consumidos crus, não são boas opções para serem congelados!

Uma dica boa é fazer o chamado branqueamento de legumes a serem congelados. E como fazer? Primeiro, higienize os legumes, retire as cascas e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo para dar uma cozinhada bem leve, então coloque pouca água na panela e uma pitada (pitada mesmo) de sal!

Quando você terminar de cozinhar (não é para ficar ao ponto de ser consumido), pegue uma bacia de cozinha e coloque água gelada para cortar o processo de cozimento!

Por fim, basta colocar para secar levemente e inserir em potes ou sacos plásticos, fechar bem e colocar para congelar. A duração média é de 4 meses!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.