Saiba como congelar alimentos prontos; veja dicas de conservação especiais

Prática auxilia a vida de quem tem rotina acelerada

A rotina intensa materializada pelas multitarefas é uma realidade de muitas pessoas. Trabalhar, estudar, praticar atividade física e ainda ter vida social é um desafio cada vez mais comum entre homens e mulheres. No meio dessa correria, manter uma alimentação adequada pode ser um desafio. Entretanto, ela é necessária para manter o corpo saudável e forte para aguentar o ritmo acelerado do dia a dia. Uma das alternativas para essa questão é, então, o preparo de marmitas, que podem ser feitas e congeladas em médio prazo. Por isso, vamos te ensinar como fazer o armazenamento correto da comida. Saiba como congelar alimentos prontos e veja dicas de conservação especiais, aqui, agora, no Dicas Incríveis

Por que congelar alimentos?

Como já falamos, congelar alimentos pode ser um grande aliado para quem tem uma rotina corrida, facilitando, então, o planejamento alimentar para a semana. Com o congelamento, você pode separar somente um período do dia para o preparo da comida. Depois, você vai descongelar e consumi-la de acordo com as suas refeições. 

Com isso, você terá sempre uma comidinha caseira à disposição. Assim, vai poder economizar com a redução de idas ao restaurante e diminuir, ainda, o consumo de produtos industrializados. 

A dinâmica de congelar comidas evita, também, o desperdício de alimentos, mantendo apta para o consumo por muito mais tempo e podendo, então, aproveitá-la em caso de sobras. Outra boa notícia é que os alimentos não perdem o sabor quando são congelados.

Saiba como congelar alimentos prontos

Como vimos, congelar alimentos pode ser algo proveitoso, tanto em relação à sua economia de tempo, tanto em relação a uma melhora considerável de sua alimentação diária. Com o planejamento do seu cardápio em dia, sua vida fica muito mais fácil.

Agora que você já conhece os benefícios do congelamento da comida, vamos listar algumas dicas de realização do processo. Saiba, então, como congelar alimentos prontos e tenha mais praticidade na sua rotina alimentar. 

Separe em porções

Faça porções da quantidade que deseja consumir e as coloque, então, dentro de potes separados antes de levar ao freezer ou congelador. Assim, você evitará desperdícios e terá mais organização no processo. 

Mas atenção! A comida não deve ir quente para o freezer para não causar danos à refeição e ao equipamento. 

Você deve ficar atenta ao espaço de comida dentro da embalagem. É importante, então, deixar uma brecha de pelo menos dois centímetros ao guardá-los nos potes para evitar rompimento no processo de congelamento. 

Coloque etiquetas

Uma outra dica é etiquetar seus potes antes de guardá-los no congelador. Além de ajudar na organização e no planejamento alimentar, essa prática vai te auxiliar, então, na validade da comida. 

Não se engane: alimentos congelados por muito tempo também podem estragar! Fique atento! 

Saiba descongelar

O processo de descongelamento é tão importante quanto o de congelar. Para os pratos prontos, o ideal, então, é que sejam descongelados no fogão, forno ou micro-ondas. 

O micro-ondas é a opção mais prática. Nele, há uma opção própria de descongelamento. Em caso de grandes quantidades, a dica é, então, interromper o processo para mexer a comida e, assim, evitar um descongelamento desigual. 

Aprenda como congelar alimentos prontos - Reprodução Freepik
Aprenda como congelar alimentos prontos – Reprodução Freepik

Veja dicas de conservação especiais

Já listamos o passo a passo para você congelar o alimento. Agora, veja dicas de conservação especiais da comida no seu freezer ou congelador. 

Tenha embalagens próprias

Você deve ter embalagens ideais para o congelamento. Escolha aquelas vedadas para que o alimento não entre, então, em contato com o ar frio e seco do freezer. Há, ainda, vasilhas próprias para o micro-ondas, caso você use o eletrodoméstico para descongelar. 

Conheça o tempo de conservação

Como já falamos anteriormente, o alimento pode estragar com longos períodos congelados. Pesquise, então, o período adequado de cada um. Sopas, por exemplo, podem ficar congeladas entre 2 ou 3 meses. 

Congele apenas uma vez

Se o alimento for descongelado, ele não deve ir ao congelador novamente. Isso aumenta o aparecimento de fungos e bactérias. 

O que não congelar

Para você não tropeçar no congelamento dos seus pratos, vamos, então, listar alguns alimentos que não podem ser congelados. Isso acontece pois eles perdem a textura e as demais características com o processo. Veja: 

  • Maionese;
  • Gelatina;
  • Cural;
  • Pudins;
  • Chantilly;
  • Batatas;
  • Ovos cozidos;
  • banana;
  • pêra d’água;
  • Salada crua: alface, agrião, escarola, almeirão, rúcula, pepino, rabanete, tomate, etc.

Deixe sua vida ainda mais prática sem perder a qualidade na alimentação. Sabendo, então, como congelar alimentos prontos, você conseguirá otimizar o seu tempo e terá maior qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.