Como conciliar a sua alimentação com os estudos em casa

A rotina de estudar ou trabalhar em casa pode ser desafiadora. Conciliar os estudos ou o trabalho com as tarefas domésticas, manter horários regulares para comer, dormir e acordar, resistir à tentação de dar aquela espiada na TV ou no celular, tudo isso pode ser bem complicado de gerenciar – sem contar que ainda temos que pensar no que cozinhar, ir para a cozinha preparar e depois lavar toda a louça! Para isso vamos te apresentar um guia que vai te ajudar a conciliar a sua rotina de estudos com uma alimentação saudável, gostosa e prática!

 

  • Comece pelo cardápio: defina quais refeições você fará em casa e monte um pequeno esboço de cardápio para ajudar a planejar a semana. Depois, confira os itens que você já tem em casa e quais terá que sair para comprar.

 

  • Tenha lanches saudáveis sempre à mão: para manter uma alimentação equilibrada, tenha em casa lanches saudáveis e fáceis de preparar – frutas que não precisam ser cortadas ou descascadas, como pera, banana, maçã, uva e ameixa, iogurtes, ovos já cozidos, torradas integrais, mix de castanhas, barras de proteína, etc.

 

  • Tire um dia para cozinhar: reserve um dia para deixar pré-preparadas suas refeições para a semana. Cozinhe e faça pequenas porções para congelar de alimentos como arroz, feijão, lentilha, frango desfiado, carne moída, sopas, panquecas, molho de tomate, empadão. Ao longo da semana você pode descongelar e combinar esses itens entre si ou com uma salada ou massa, por exemplo.

 

  • Busque praticidade sem abrir mão da saúde: é rápido e fácil ter refeições prontas congeladas que só precisam ser levadas ao micro-ondas, porém esses pratos costumam ser ricos em sal e gorduras. Existem outras opções mais saudáveis que vão te ajudar a otimizar seu tempo na cozinha – atum, cogumelos, milho e ervilha em conserva, legumes processados, grão-de-bico cozido no vapor, verduras já higienizadas, entre outros.

 

  • Beba água: deixar uma garrafa de água na sua mesa de estudo/trabalho aumenta sua hidratação, evita que você precise ficar se levantando e ainda acabe comendo fora de hora – muitas vezes confundimos fome com sede! Aposte também em chás quentes ou gelados, água de coco e água aromatizada.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.