Como causar uma boa impressão no trabalho?

Para causar uma boa impressão no trabalho é necessário se atentar aos mais diversos comportamentos no dia a dia. Às vezes, agimos no piloto automático e sequer nos damos conta de que estamos causando uma má impressão.

Por isso, neste texto vamos apresentar algumas ideias que podem ser interessantes para você criar uma imagem profissional positiva. Leia e saiba mais!

Como causar uma boa impressão no trabalho?

Para você causar uma boa impressão no trabalho esteja ciente de que cada momento de interação é importante. Isto é, cuidado com a maneira como você se porta com as mais diversas pessoas. Não é porque o seu colega não é seu superior que você não deve cuidar da sua imagem, concorda?

Em paralelo a isso, cuide para não tornar os seus comportamentos muito robotizados. Em outras palavras, não exagere nos “cuidados com a aparência e impressão”. Caso contrário, você poderá acabar anulando as suas características pessoais. Atente-se a isso.

Considerando esses dois fatores, siga as nossas dicas abaixo, caso ache pertinente para causar uma boa impressão no trabalho:

1- Seja pontual – e não afobado

Ser pontual é imprescindível para causar uma boa impressão no trabalho. Mas, ao mesmo tempo, cuidado com aquela aparência de “afobado”.

Isto é, chegar uns 5 ou 10 minutos antes é interessante, mas chegar 1 hora antes do horário marcado pode, ainda, passar uma imagem de que você é desocupado. Cuidado com isso.

2- Vista-se de acordo com o ambiente social

O ambiente de trabalho dita regras de conduta e de vestimenta, e isso é um fato. Vestir-se de acordo com a situação prova o quanto você está atento aos mínimos detalhes.

3- Pratique a escuta ativa enquanto o outro fala

Assim que uma pessoa estiver falando com você, escute-a ativamente. Dar atenção mostra o quanto você está preocupado com as informações que são trazidas pelo outro. Além disso, essa postura demonstra respeito, antes de qualquer coisa.

Mas, além dos pontos acima, a escuta ativa pode, ainda, ser a sua aliada no dia a dia. Afinal, ouvindo atentamente você aprende mais; absorve mais informações e compreende melhor o que deve ser feito.

4- Use atributos da linguagem corporal

A linguagem corporal também pode lhe ajudar a causar uma boa impressão no trabalho. Para isso, use sempre uma postura ereta; deixe o seu queixo à altura do queixo do seu interlocutor; não cruze os braços na sua frente e demonstre receptividade.

5- Conheça as regras de conduta do local

Saiba quais são as regras de conduta do local e demonstre segui-las. Isso é muito importante para garantir que você observa as demandas do ambiente de trabalho.

6- Demonstre responsabilidade

Por fim, busque sempre ser uma pessoa responsável e comprometida. Afinal, de nada adianta colocar mil dicas de como causar uma boa impressão no trabalho em prática se, no fundo, você é irresponsável.

Por isso, atente-se aos seus mais diversos comportamentos e analise até que ponto você tem demonstrado fatores positivos sobre si mesmo. 😉

Cuide da sua imagem profissional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.