Como as emoções afetam o comportamento?

As emoções afetam o comportamento por conta de uma série de acontecimentos provenientes do que sentimos. Não é à toa que, em muitas situações, temos que respirar fundo para não permitir que as nossas emoções comandem as nossas ações, não é mesmo?

Mas, por que será que isso acontece? Qual é a cadeia de situações que faz com que uma “mera” emoção venha a impactar as nossas atitudes? Vamos refletir sobre isso ao longo deste conteúdo.

Como as emoções afetam o comportamento?

As emoções estão presentes nas mais diversas esferas de nossas vidas. Elas aparecem em momentos bons, ruins e neutros. Em alguns casos, podem ser mais intensas e, em outros, mais amenas.

Mas, independente do “peso” de uma emoção, se não soubermos escutá-la pode ser que ela se transforme em uma atitude e, convenhamos, nem sempre positiva.

Por isso, entenda o caminho que as emoções percorrem antes de afetar o nosso comportamento:

1- Nossas emoções impactam em nossos pensamentos

Pare e reflita sobre os seus pensamentos da última hora. Eles estão atrelados a uma emoção? Qual?

É bem comum que os nossos pensamentos estejam alinhados às sensações que estamos sentindo, tornando-se um ciclo vicioso. Quanto mais sentimos, mais pensamos sobre o assunto envolvido com a emoção e mais sentimos…

Claro que é possível quebrar esse ciclo, mas o que estamos querendo mencionar aqui é que as nossas emoções, muitas vezes, têm o poder de impactar no que pensamos ao longo do dia.

2- Nossos pensamentos nos levam à ações

Os nossos pensamentos, por sua vez, são responsáveis por nos levar à ações específicas. Pensamos e, em seguida, agimos baseando-se em nossos pensamentos. Mas nem sempre nos damos conta de que esses pensamentos estão mais ancorados em uma emoção do que em uma razão.

3- Emoções mal resolvidas “escorregam” para o corpo

Ao mesmo tempo em que emoções, pensamentos e ações caminham lado a lado, temos ainda situações nas quais as nossas emoções são deixadas de lado. É quando tentamos ignorar o que a nossa mente insiste em trazer à tona, seja por ser algo doloroso ou vergonhoso.

Aqui, infelizmente, as emoções darão outro jeito de aparecer: por meio da psicossomatização. Isto é, elas aparecerão em forma de dor de cabeça, insônia, mal-estar digestivo, dores no corpo, etc.

Isso dá a entender que, independente da forma como as ouvimos ou não, elas sempre darão um jeitinho de surgir à superfície – é por isso que devemos dar atenção ao que sentimos e à nossa saúde mental.

Nossos comportamentos são impactados pelas emoções por algumas vias

Como vimos, as nossas emoções podem orquestrar nossos pensamentos e, estes, as nossas ações. Mas, além disso, as nossas emoções mal-resolvidas podem aparecer em nosso corpo, demonstrando que algo não vai bem. E essa consequência também impacta em nossos comportamentos.

Assim, vemos que as emoções afetam o comportamento por mais de uma via, fazendo com que os cuidados com a saúde mental sejam importantes e emergentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.