Como agir diante de um feedback negativo

Agir diante de um feedback negativo pode ser complicado, especialmente para quem ama o perfeccionismo e busca “nunca errar”. Embora seja impossível ser perfeito, nem sempre estamos preparados para receber alguma consideração negativa a respeito do nosso trabalho ou dos nossos estudos. Por isso, elaboramos este breve guia para lhe ajudar nesse tipo de situação. Acompanhe.

Como agir diante de um feedback negativo

Dar um feedback negativo já é algo desafiador. Mas para algumas pessoas, recebê-lo, pode ser ainda pior. Assim sendo, é importante sempre manter o equilíbrio emocional e buscar manter-se preparado para os momentos em que as críticas construtivas aparecem. Para isso, considere os fatores a seguir:

1- Não tente ficar na defensiva

Primeiramente, fuja da ideia de permanecer na defensiva. Não adianta ficar justificando as suas ações ou apontando que o seu gestor ou colega de trabalho está errado. Mas sim, mantenha a calma e ouça tudo o que o outro tem a dizer.

2- Pratique a escuta ativa durante o recebimento do feedback

Para ouvir o que o outro tem a dizer, foque na prática da escuta ativaEssa prática consiste em prestar atenção em tudo o que o outro está dizendo, sem permitir que o seu cérebro comece a devanear sobre outro assunto. Então, se você perceber que está desviando a atenção (e sua mente está buscando justificativas para o seu “erro”), volte a se atentar ao que a pessoa está falando.

3- Não fique se desculpando o tempo todo

Errar é humano e, é errando que se aprende. Por isso, fuja daquela ideia de ficar se desculpando por tudo. Lembre-se de que algumas ações suas foram tomadas com as melhores intenções. Portanto, não fique se “crucificando” diante do que aconteceu, e tampouco se humilhando para a outra pessoa.

4- Não leve para o lado pessoal

Como agir diante de um feedback negativo no trabalho ou nos estudos? Primeiro, lembre-se de que ele não está relacionado com algo pessoal, mas sim, profissional ou acadêmico.

Com isso em mente, não se deixe levar pela ideia de que a outra pessoa “não gosta de você”, e pense o contrário. Afinal, se você está recebendo esse feedback, é porque a pessoa deseja que você aprenda e cresça ainda mais.

5- Como agir diante de um feedback negativo: Não reaja de maneira impulsiva

Agir de maneira impulsiva pode ser muito perigoso. Por exemplo, ao receber um feedback negativo no trabalho, não fique pensando em pedir demissão ou trocar de cargo. Mas sim, respire fundo e mantenha a calma. Só tome decisões depois que se acalmar e sentir-se mais tranquilo.

6- Trace planos para alcançar as mudanças almejadas

Por fim, essa é uma das melhores formas de como agir diante de um feedback negativo: buscar traçar um plano para alcançar as mudanças desejadas. 

Use o feedback como a mola propulsora para o seu crescimento pessoal e profissional. E jamais se deixe abalar por conta de uma crítica construtiva. Enxergue-a como uma oportunidade, e não como uma “poda”. Assim, certamente você irá mais longe na sua carreira e nos seus estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.