Colega de trabalho difícil: Como lidar com ele?

Possivelmente você já deve ter se deparado com um colega de trabalho difícil. Aquele, que dificulta as tomadas de decisão, que faz fofoca, ou simplesmente que adora discordar do que você tem a dizer.

A verdade é que nem sempre é fácil lidar com uma pessoa completamente diferente de nós, não é mesmo? Porém, existem medidas que podem e devem ser tomadas para que seja mantida a harmonia e o respeito no ambiente de trabalho. Pensando nisso, fizemos este breve guia para ajudar você a refletir sobre o assunto. Acompanhe.

O que caracteriza um colega de trabalho difícil?

Antes de pensarmos nas dicas, gostaríamos de deixar uma reflexão por aqui: Afinal, o que é um colega de trabalho difícil?

Às vezes, vemos o outro como uma “pessoa difícil” por, simplesmente, não concordar com todas as nossas ideias e objetivos, o que é injusto. Inclusive, pode ser que nós mesmos estejamos sendo a pessoa difícil da história, mas apenas não nos damos conta disso.

Portanto, refletir sobre o que é, de fato, um colega de trabalho difícil, pode ajudar na hora de agir de uma forma mais equilibrada diante dessa pessoa. Será que não cabe mudanças de comportamento em nós mesmos, antes de querermos “mudar” o outro? Pense nisso.

Como lidar com um colega de trabalho difícil?

Apesar de não existir um passo a passo de como lidar com uma pessoa difícil, existem fatores que podem contribuir para uma maior harmonia na relação. Abaixo descrevemos alguns deles:

1. Diálogo

Não existe fórmula mágica. Ficar calado e desejar que a outra pessoa adivinhe o motivo pelo qual você ficou irritado só irá piorar a situação.

Por isso, se o seu colega fez ou está fazendo algo que tem irritado você, considere conversar de forma franca e empática.

O diálogo pode ajudar a lidar com desentendimentos e discordâncias entre a dupla, sendo assim, utilizado para restabelecer o equilíbrio na relação.

2. Respeito e empatia

Sabemos que quando uma pessoa faz algo que detestamos a nossa vontade é de “xingar” e “falar algumas coisas”. Porém, você está em um ambiente de trabalho, e deve manter a postura, o respeito e a empatia.

Portanto, antes de despejar a sua insatisfação no outro, procure se acalmar e sempre pensar na melhor forma de dialogar, colocando-se no lugar do seu colega e mantendo o respeito.

3. Posicionamento

Apesar de haver a necessidade de respeitar a visão do outro, isso não quer dizer que você deva abrir mão das suas convicções apenas para melhorar o clima com o colega de trabalho difícil.

Se você tem embasamento para as suas posições, poderá apresentá-las sem problema algum, por meio de uma conversa madura que vise a decisão pautada na melhor escolha mútua.

4. Foco no seu trabalho

Por fim, lembre-se de que você não tem a obrigação de ficar “dando palco” para tudo o que o seu colega diz. Focar no trabalho e no que deve ser feito, diante de situações que escapam do seu controle, pode ser uma das formas de lidar com um colega de trabalho difícil. Pense nisso.

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