Seger (ES) abre novo concurso público

Inscrições vão até 13 de dezembro.

No dia 03 de novembro, o Governo do Estado do Espírito Santo publicou edital para a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Desse modo, o documento oferta um total de 200 vagas para o cargo de Analista do Executivo.

As inscrições estão abertas desde a última quarta-feira, 09 de novembro, e seguem até o dia 13 de dezembro.

“Esse concurso é muito importante, pois possibilitará a estruturação e reforço de diversas atividades na área de gestão, essenciais a uma melhor prestação de serviços à sociedade capixaba. O último certame para o cargo de Analista do Executivo foi realizado há 10 anos”, relatou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon. 

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Entenda melhor, abaixo, como será o certame.

Como é o cargo de Analista do Executivo

O cargo de Analista do Executivo da Seger conta com um salário inicial de R$ 6.582,60 mais acréscimo de auxílio alimentação de R$ 300.

Assim, estes profissionais terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Para investir no cargo, contudo, o candidato deverá possuir formação superior em uma das áreas a seguir: 

  • Administração: 25 vagas imediatas, além de 200 para cadastro de reserva
  • Arquitetura e Urbanismo: 13 vagas imediatas e 104 de cadastro de reserva
  • Arquivologia: 1 vaga imediata e 8 de CR
  • Artes Plásticas ou Artes Visuais: 1 vaga imediata e 8 de CR
  • Biblioteconomia: 1 vaga imediata e 8 de CR
  • Ciências Contábeis: 25 vagas imediatas e 200 de CR
  • Ciências Econômicas: 10 vagas imediatas e 80 para CR
  • Ciências Sociais: 1 vaga imediata e 8 de CR
  • Comunicação Social: 3 vagas imediatas e 25 de CR
  • Direito: 25 vagas imediatas e 2000 de CR
  • Educação Física: 1 vaga imediata e 8 de CR
  • Engenharia Agronômica: 1 vaga imediata e 8 de CR
  • Engenharia Ambiental: 1 vaga imediata e 8 de CR 
  • Engenharia Civil: 25 vagas imediatas e 200 de CR
  • Engenharia Elétrica: 3 vagas imediatas e 25 de CR 
  • Engenharia Mecânica: 1 vaga imediata e 8 de CR 
  • Estatística: 3 vagas imediatas e 25 de CR
  • História: 1 vaga imediata e 8 de CR
  • Letras ou Literatura: 1 vaga imediata e 8 de CR 
  • Nutrição: 10 vagas imediatas e 80 de CR 
  • Pedagogia: 3 vagas imediatas e 25 de CR
  • Psicologia: 10 vagas imediatas e 80 de CR 
  • Serviço Social: 10 vagas imediatas e 80 de CR; 
  • Tecnologia da Informação (Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação ou Ciências da Computação ou Engenharia da Computação): 25 vagas imediatas e 200 de CR

Como se inscrever no concurso da Seger?

Os candidatos que possuem interesse em participar do certame da Seger poderão efetuar suas inscrições por meio do portal do Instituto Consulplan. Isto é, a banca examinadora que ficará responsável pelo processo de inscrição, aplicação das provas e divulgação dos resultados finais do concurso.

As inscrições ficarão abertas até o dia 13 de dezembro, devendo o candidato pagar a taxa, no valor de R$ 68. Caso contrário, não haverá efetivação de sua inscrição.

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No entanto, o edital contou com a possibilidade de isenção do pagamento da taxa de inscrição aos candidatos que:

  • Possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
  • São doadores de medula óssea.
  • Possuem renda mensal de até dois salários-mínimos.
  • São portadores de alguma deficiência.
  • Doadores de sangue.

Antes de se inscrever, contudo, recomenda-se que o candidato leia todo o edital com atenção, a fim de conferir se cumpre os critérios do cargo.

Quais serão as etapas seletivas?

O processo seletivo da Seger será por meio de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, a seleção também terá uma prova de títulos, de caráter classificatório.

Os exames serão nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, de acordo com a localidade que o candidato escolher no momento da realização de sua inscrição.

Assim, as provas têm previsão de ocorrer no dia 22 de janeiro de 2023.

Ao todo, o exame será composto por 70 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 40 sobre Conhecimentos Específicos. O peso das questões será 1 e 2, respectivamente.

Desse modo, a fim de conseguir a aprovação na etapa, o candidato deverá conseguir a seguinte pontuação:

  • Mínimo de 50% do total de pontos atribuídos para as disciplinas da Prova de Conhecimentos Gerais, o que representa, 15 pontos na referida etapa; 
  • Ao menos 50% do total de pontos para as disciplinas da Prova de Conhecimentos Específicos, ou seja, 40 pontos na referida etapa; 
  • Mínimo de 60% do total de pontos atribuídos a somatória das provas objetivas de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

É importante lembrar, ainda, que a prova discursiva será no mesmo dia que a objetiva. Assim, o candidato deverá elaborar uma dissertação sobre um tema do conteúdo programático, tendo, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas.

O prazo de validade do certame será de dois anos, a partir da data de homologação dos resultados finais. No entanto, ele poderá se estender por igual período.

Como funciona a Seger?

Os candidatos que desejam trabalhar na Seger devem conhecer o funcionamento do órgão.

Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), foi criada através da Lei Complementar n.º 312, de 30 de dezembro de 2004.

Desse modo, a Secretaria possui como competência os seguintes pontos:

  • Atuar na confecção de estudos para a reformulação de políticas presentes no Estado do Espírito Santo; 
  • Planejar, coordenar e executar as atividades sobre recursos humanos, de administração geral e patrimônio; 
  • Promover e executar as políticas e planos de modernização institucional no âmbito da Administração Pública estadual; 
  • Coordenar e analisar as despesas de custeio no âmbito da Administração Pública Estadual; 
  • Administrar as atividades vinculadas à licitação e contratação feitas pela Administração Pública Direta, Autárquica e Funcional, inclusive no caso de pregões; 
  • Fornecer orientação técnica e normativa aos grupos de Administração e de Recursos Humanos; 
  • Atuar na fiscalização de entidades da administração indireta vinculadas à Secretaria; 
  • Acompanhar a gestão de liquidação das empresas públicas estatais.

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Portanto, o candidato com aprovação, que trabalhará como Analista na Seger terá como algumas de suas atribuições, por exemplo:

  • Planejar, coordenar e supervisionar atividades de sua competência e na área de atuação.
  • Analisar, elaborar relatórios, estudos, pesquisas, pareceres e compilar informações sobre sua área de atuação.

Para conferir outras responsabilidades do cargo, o candidato pode consultar o edital.

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