Consequências da autocobrança excessiva

Pensar nas consequências da autocobrança excessiva pode nos ajudar a prevenir esse tipo de situação na nossa rotina de trabalho e de estudos. Caso contrário, poderemos colocar a nossa saúde em risco com práticas que nos levam à exaustão.

Por isso, convidamos você para acompanhar este texto e saber mais sobre o assunto. Vamos adiante!

Quais as consequências da autocobrança excessiva?

Apesar de poderem ser silenciosas em algumas situações, como no começo, as consequências da autocobrança excessiva podem ser bastante intensas na vida do indivíduo. Por conta disso, detectar os sinais de que algo está passando dos limites é peça-chave para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível no dia a dia de estudos e de trabalho. Veja, portanto, quais são alguns dos malefícios que a cobrança em excesso pode provocar:

1. Sobrecarga de atividades no dia a dia

Com o intuito de atingir novos patamares e objetivos que escapam dos limites do sujeito, este pode começar a sobrecarregar a sua rotina de atividades. É o caso de aceitar mais e mais demandas no trabalho, como se apenas assim o indivíduo pudesse ser caracterizado como um bom colaborador.

2. Aumento dos níveis de ansiedade e de estresse

Devido à sobrecarga de atividades e à pressão que o sujeito impõe sobre si mesmo, os níveis de ansiedade e de estresse tendem a ser cada vez mais elevados. A quantidade de tarefas que precisam ser executadas podem “sufocar” a pessoa, fazendo com que o estresse seja sempre extremo, especialmente quando aparece um contratempo.

Além disso, a angústia do que pode vir a acontecer caso uma atividade não seja concluída pode proporcionar ansiedade e mal-estar no sujeito. Por isso, as consequências da autocobrança excessiva pode ser bem devastadoras para o bem-estar.

3. Redução no desempenho

Ironicamente, quando a pessoa ignora os próprios limites para atingir novos objetivos irreais todos os dias, a consequência pode ser a redução no desempenho. Isto é, ao invés de ter um desempenho mais elevado, o sujeito pode sofrer o efeito rebote, frustrando-se e aumentando ainda mais a sua autocobrança.

4. Procrastinação devido ao perfeccionismo

A procrastinação devido à necessidade de fazer tudo perfeito também pode ser uma das consequências da autocobrança excessiva. Como o indivíduo busca estar sempre acima da média, de uma forma patológica, ele poderá procrastinar para tentar “lapidar” cada vez mais cada atividade feita.

Consequentemente, os atrasos nas entregas tendem a aparecer, criando novamente um efeito rebote: a imagem profissional tenderá a ficar manchada, ao invés de fortalecida, como era o objetivo ao tentar ser perfeito.

5. Insatisfação com o trabalho

A insatisfação com o trabalho também é uma das possíveis consequências da autocobrança excessiva. Afinal, com tantas questões negativas vindo à tona por conta da cobrança em excesso, como o indivíduo poderá se sentir feliz, pleno e satisfeito com o que faz? Pois é!

Por isso, cuidar com o excesso de cobrança é muito importante para prevenir os malefícios que elencamos no decorrer deste conteúdo.

Obviamente, podemos ser críticos com nós mesmos, mas isso não quer dizer que devamos ultrapassar os nossos limites a qualquer custo. Somos seres humanos, não máquinas. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.