Ciclo da cana-de-açúcar: como cai no vestibular?

Descubra!

Ciclo da cana-de-açúcar: análise de questão de vestibular

O termo “ciclo da cana-de-açúcar” é usado para denominar o segundo ciclo econômico da história do Brasil.

O tema é abordado com frequência por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos principais vestibulares do país.

Dessa forma, para te ajudar a entender como o assunto pode aparecer na sua prova, o artigo de hoje trouxe a análise comentada de uma questão do vestibular da Mackenzie sobre o ciclo da cana-de-açúcar. Confira!

Ciclo da cana-de-açúcar: como cai no vestibular?

(Mackenzie – 2017) No Brasil do século XVI, a sociedade tinha, no engenho, o centro de sua organização.

Assinale a alternativa que NÃO atesta a importância do engenho no período colonial.

  • A) No engenho também havia alguns tipos de trabalhadores assalariados, como o feitor, o mestre de açúcar, o capelão ou padre, que se sujeitavam ao poder e à influência do grande proprietário de terras
  • B) Os grandes engenhos contavam com toda a infraestrutura não apenas para atender às necessidades básicas de sobrevivência, mas voltadas à atividade intelectual que tornava o engenho centro de discussões comerciais.
  • C) Alguns engenhos funcionavam como unidades de produção autossuficientes, pois além de oficinas para reparos de suas instalações, produziam alimentos necessários à sobrevivência de seus moradores.
  • D) A grande propriedade era monocultora e também escravocrata, voltada para o mercado externo, sendo a montagem da estrutura de produção açucareira, um empreendimento de alto custo.
  • E) Os senhores de engenhos, por serem proprietários de terras e escravos, detinham o poder político e controlavam as Câmaras Municipais, sendo denominados de “homens bons”, estendendo tal poder para o interior de sua família.

Análise:

A alternativa correta para a questão é a letra B. A pergunta do vestibular da Mackenzie pede que o candidato identifique a afirmação falsa sobre a sociedade e os engenhos existentes no Brasil durante o ciclo da cana-de-açúcar.

Para responder a questão, o candidato deveria saber que não existia nenhum tipo de preocupação intelectual dentro dos engenhos que foram criados durante o ciclo da cana-de-açúcar no Brasil.

O principal objetivo por trás da criação e do funcionamento dos engenhos da época era a produção e a obtenção de lucros, tanto para os senhores de engenho quanto para os colonizadores portugueses. É verdade que os engenhos da época possuíam uma infraestrutura completa, mas ela não envolvia nenhum tipo de preocupação intelectual. Dessa forma, a alternativa B é falsa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.