ENEM e vestibulares: livros para entender o Brasil Império

Confira as sugestões que separamos para te ajudar

O termo “Brasil Império” é usado para denominar um período da história brasileira que aconteceu entre os anos de 1822, ano da independência do Brasil, e 1889, com a proclamação da República.

O período é amplo e também muito abordado por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, você deve entender os principais aspectos do período e também revisar o tema frequentemente. Para te ajudar, o artigo de hoje separou uma lista com dicas de livros sobre o Brasil Império que podem ser usados para aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto, garantindo um alto desempenho em diversas provas do país. Vamos conferir!

O Segundo Reinado, de José Murilo de Carvalho

O Segundo Reinado é uma obra do historiador José Murilo de Carvalho que oferece uma análise completa da da história do Brasil durante o período citado, que compreende o período entre a ascensão de D. Pedro II, em 1840, e a proclamação da República, em 1889.

Ao longo das páginas da obra, o autor aborda temas como a política do período, a economia, a sociedade e a cultura do Brasil Império.

A política da escravidão no Império do Brasil, de Tâmis Parron

A política da escravidão no Império do Brasil é uma obra escrita pelo historiador Tâmis Parron que traz um verdadeiro retrato da sociedade escravocrata que caracterizou o período conhecido como “Brasil Império”.

A obra oferece também uma análise especial do século XIX, dando espaço para um denso debate sobre as contradições e as consequências do lento e gradual processo de abolição da escravidão no Brasil. 

História do Brasil, de Boris Fausto

História do Brasil é uma obra tradicional da historiografia brasileira que narra a história do Brasil desde o período colonial até aquele contemporâneo.

Para os interessados no Brasil Império, o livro traz um capítulo específico sobre o período em que Boris Fausto aborda temas como a independência, a formação do Estado brasileiro, as revoltas e movimentos sociais, a economia e a sociedade da época.

As barbas do imperador, de Lilia Moritz Schwarcz

As barbas do imperador é uma obra da historiadora Lilia Moritz Schwarcz que narra a biografia de D. Pedro II de uma forma um pouco diferente. No livro, diversos dilemas e mitos que foram inventados sobre a figura do imperador do Segundo Reinado são analisados e comentados.

Além disso, Schwarcz também discute a contribuição das atitudes do imperador para a criação de uma nova identidade para o Brasil Império a partir da segunda metade do século XIX, com a consolidação do Segundo Reinado.

1822, de Laurentino Gomes

1822 é uma obra que apresenta uma leitura leve e dinâmica sobre o processo gradual que provocou a consolidação da independência do Brasil em 1822.

O livro do escritor e jornalista Laurentino Gomes é uma boa fonte para quem quer entender mais sobre as disputas políticas e sociais do Brasil Império. Ainda, o autor também apresenta cada uma das figuras históricas que estavam envolvidas no processo que colocou fim ao período.

A Escravidão no Brasil, de Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni

A escravidão foi uma das principais características de todo o Brasil Império, tendo sido fundamental para a economia da época. Dessa maneira, essa é um dos aspectos sobre o período mais abordado pelo ENEM e pelos vestibulares.

A Escravidão no Brasil, livro escrito pelos estudiosos Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, traz uma análise da escravidão no Brasil durante o período imperial. Os dois autores abordam temas importantíssimos para a compreensão desse assunto tão delicado, como a economia da época, a política e a luta dos escravos pela libertação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.