ENEM e vestibulares: os principais eventos históricos da Europa

Esses acontecimentos podem ser cobrados na sua prova

A disciplina de história é responsável por estudar as mudanças e permanências ocorridas na sociedade e também as ações humanas ao longo do tempo. Dentro das principais provas do país, questões de história estão presentes em abundância e abordam alguns dos acontecimentos históricos de maior relevância para a humanidade.

Para que você consiga se preparar de forma adequada para os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o artigo de hoje separou um resumo com os principais eventos históricos da Europa. Esses acontecimentos são cobrados com grande frequência pelas provas mencionadas e, além disso, podem ser usados como repertórios dentro da redação para sustentar argumentos. Confira!

A Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito entre a França e a Inglaterra, principais potências da época, que aconteceu entre os anos de 1337 e 1453, durante a Idade Média. 

O conflito foi motivado pela disputa por territórios na França e pela sucessão ao trono francês. A guerra pode ser dividida em várias fases e, além disso, foi marcada por diversas batalhas importantes, como a Batalha de Crécy e a Batalha de Azincourt.

Ao final do conflito, a França saiu vitoriosa e consolidou sua posição como uma grande potência da época.

A Reforma Protestante

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que surgiu na Europa no século XVI, iniciado por Martinho Lutero no Sacro Império Romano-Germânico. Logo depois do movimento de Lutero, outras reformas surgiram no continente europeu, como o Calvinismo e o Anglicanismo.

O Luteranismo contestava a autoridade da Igreja Católica e defendia uma nova interpretação da Bíblia. É válido afirmar que a Reforma Protestante teve um grande impacto na Europa, dividindo a sociedade em católicos e protestantes e gerando conflitos religiosos que se estenderiam por muitos séculos.

A Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial foi um dos principais acontecimentos da Europa durante a Idade Moderna. O movimento começou na segundo metade do século XVIII, por volta do ano de 1760,  e alterou completamente o funcionamento do mercado produtor europeu.

Com a Revolução, a Europa conheceu a introdução de novas máquinas e processos de fabricação. Ainda, devido as sociedades da época foram totalmente transformadas pela urbanização e pelo desenvolvimento econômico provocados pelo desenvolvimento das indústrias.

A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial, conflito que aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, foi um dos principais eventos históricos da Europa. A guerra envolveu as principais potências europeias da época, como a Alemanha, o Império Austro-húngaro, a França, a Rússia e o Reino Unido.

O conflito ocorreu por uma série de motivos. Dentre os principais, podemos destacar: a rivalidade entre as nações europeias, a busca por novos mercados e a disputa por territórios.

A Primeira Guerra Mundial provocou consequências devastadoras para o continente europeu, como milhões de mortes e a criação um clima de desconfiança e hostilidade entre as nações europeias que culminaria, em 1939, na Segunda Guerra Mundial.

A Queda do Muro de Berlim

A queda do Muro de Berlim foi um evento histórico que marcou o fim da Guerra Fria, conflito indireto entre Estados Unidos e União Soviética que havia começado em 1947. Em novembro de 1989, após pressão popular e negociações políticas, o muro foi derrubado, permitindo a reunificação da Alemanha e provocando o enfraquecimento do regime soviético na Europa.

O muro de Berlim havia sido construído em 1961 para dividir a Alemanha em duas partes: a parte Oriental, controlada pelos soviéticos, e a parte Ocidental, dominada pelos Estados Unidos. Porém, além dessa função, o muro se tornou um símbolo da divisão do mundo em dois blocos ideológicos opostos durante a Guerra Fria.

A Revolução Russa

A Revolução Russa aconteceu no ano de 1917 e provocou o fim da dinastia Romanov na Rússia.

Liderada por Vladimir Lenin, a Revolução Russa foi responsável por estabelecer o primeiro Estado socialista da história: a União Soviética. Não podemos nos esquecer de que a Revolução foi caracterizada por dois momentos principais: a Revolução de Fevereiro, que derrubou o governo czarista, e a Revolução de Outubro, que estabeleceu o governo socialista liderado pelos bolcheviques.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.