Brasil Império: tópicos que você precisa entender para o ENEM

O assunto é estremamente abordado pelas questões do ENEM

O termo “Brasil Império” é usado para denominar um período da história brasileira que aconteceu entre os anos de 1822, ano da independência do Brasil, e 1889, com a proclamação da República.

O assunto é muito relevante também abordado com grande frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Ainda, você também pode usar eventos e aspectos da Guerra Fria como repertório para a sua redação, tanto no ENEM como nos vestibulares.

Dessa maneira, para te ajudar a conseguir um bom desempenho na prova de história do Brasil do ENEM, o artigo de hoje separou um resumo completo com os tópicos sobre a Brasil Império que você precisa entender. Vamos conferir!

A Constituição de 1824 

A Constituição de 1824 foi outorgada no dia 25 de março de 1824. Dentre as suas principais características, podemos citar a instituição de uma monarquia constitucional como regime político oficial.

Porém, o aspecto da Constituição de 1824 mais abordado pela prova do ENEM é o estabelecimento um quarto poder além do Executivo, Legislativo e Judiciário: o Poder Moderador.

O Poder Moderador foi criado para permitir que o imperador D. Pedro I tivesse a possibilidade de agir como um mediador entre os três poderes em casos de crises.  Dessa forma, o seu poder acabava predominando sobre os três outros.

O Primeiro Reinado

O termo “Primeiro Reinado” é usado para definir a primeira fase do Brasil Império. Nessa época, D. Pedro I governou o Brasil como imperador, após a independência do país, oficializada em 1822.

O Primeiro Reinado foi caracterizado por conflitos políticos, econômicos e sociais, além da instabilidade e das dificuldades na consolidação da nova nação. O período terminou em 1831 com a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, o futuro D. Pedro II.

O Segundo Reinado  

O Segundo Reinado foi o período em que D. Pedro II governou o Brasil como imperador, entre os anos de 1840 e 1889. Essa época foi caracterizada por estabilidade política e econômica, com a consolidação da economia cafeeira e a modernização do país.

Além disso, o Segundo Reinado, que terminaria no ano de 1889 com a proclamação da República, foi marcado por importantes transformações sociais e culturais, como a abolição da escravatura.

A Guerra do Paraguai

Durante o período imperial, o Brasil foi palco de diversas revoltas e movimentos sociais, como a Revolta dos Malês, em 1835, na Bahia, a Revolta Praieira, em 1848, em Pernambuco. Um dos movimentos mais relevantes, porém, foi a Guerra do Paraguai, que aconteceu entre os anos de 1864 e 1870 e envolveu o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

Os principais motivos que provocaram o combate foram o imperialismo paraguaio e a luta pelo controle da Bacia do Prata. O estopim aconteceu quando o Paraguai, com o objetivo de expandir suas terras e formar o “Grande Paraguai”, invadiu o estado brasileiro Mato Grosso. A partir desse acontecimento, o Uruguai e a Argentina decidiram ficar do lado do Brasil no embate.

O legado do Brasil Império

Por fim, podemos dizer que o Brasil Império deixou um legado significativo para a história do Brasil.

O período foi responsável, por exemplo, pela consolidação de uma identidade nacional brasileira. Além disso, essa fase da história do Brasil foi marcada também pelo estabelecimento de uma economia baseada na exportação de produtos agrícolas, principalmente o café, o qual se transformou no principal produto de exportação do país durante o Segundo Reinado.

Não podemos deixar de lado, porém, o papel da escravidão ao longo de todo o período imperial, uma vez que os escravizados foram a base da economia durante toda essa época. A abolição tardia da abolição no país provocou diversas consequências sociais, econômicas e políticas para o Brasil. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.