ENEM e vestibulares: o que foram as Invasões Holandesas?

O termo “Invasões Holandesas” é usado para definir o projeto de ocupação do Nordeste do Brasil pelos holandeses durante o século XVII.

Esse tópico é muito abordado por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Medio. Assim, é importante que você revise constantemente o assunto e suas principais características.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre as Invasões Holandesas. Confira!

O que foram as Invasões Holandesas?

Como mencionado, as Invasões Holandesas foram invasões ao Brasil organizadas pelos holandeses no século XVII, período em que o Brasil era uma colônia de Portugal.

A série de expedições começou em1624, quando os holandeses chegaram à Bahia. Posteriormente, porém, outras invasões foram organizadas, resultando na invasão de Pernambuco em 1630 e na invasão do estado do Maranhão em 1641.

Principais causas das Invasões Holandesas

As invasões dos holandeses ao Brasil foram provocadas por questões diplomáticas envolvendo Holanda, a Espanha e Portugal. Precisamos nos lembrar de que, até 1580, a Holanda estava envolvida no comércio do açúcar que era produzido no Brasil, uma vez que os holandeses financiavam diversos engenhos e levavam o produto para a Europa para ser comercializado em determinados países. Porém, quando nesse mesmo ano ocorre a União Ibérica após o desaparecimento do rei D. Sebastião, Portugal passa a ser controlado pela Espanha.

O problema principal era que a Espanha estava em guerra com a Holanda há cerca de 20 anos. Dessa maneira, os holandeses foram excluídos do comércio internacional de açúcar, o que resultaria nas diversas expedições ao Brasil.

A invasão do Nordeste

Em 1621, a Holanda criou a Companhia das Índias Ocidentais, sendo sic a sua sigla, com o objetivo de dominar os produtores de açúcar sob domínio da Espanha.

Dessa forma, no ano de 1624, os holandeses organizaram a primeira invasão contra o Brasil, na cidade de Salvador, Bahia. Depois de um ano, os invasores seriam expulsos, mas retornariam diversas vezes.

Assim, em 1635, os holandeses chegaram em Pernambuco com mais de 6 mil homens e dominam a região.  Com a conquista do território, os holandeses fundaram uma espécie de governo que pudesse exercer as principais funções políticas e militares e o entregaram nas mãos de Maurício de Nassau.

O governo de Maurício de Nassau

Um dos aspectos mais notáveis das Invasões Holandesas foi o governo de Maurício de Nassau, que trouxe uma política de tolerância religiosa, desenvolvimento urbano e estímulo às artes e ciências.

Maurício de Nassau chegou ao Brasil em 1637 e foi nomeado administrador geral. A cidade de Recife será por ele designada como sede do “Brasil Holandês”.  Durante o governo de Nassau, houve um forte desenvolvimento das artes e das atividades liberais, como a medicina. Ainda, Nassau se empenhou em recuperar a produção açucareira e em realizar obras de urbanização da nova capital.

Declínio da presença holandesa no Brasil

No ano de 1640, com o fim da União Ibérica, Portugal voltou a ser independente da Espanha. Ao mesmo tempo, em 1643, Maurício de Nassau decide abandonar Recife e voltar para a Europa.

Sem o administrador geral, a situação entre holandeses e senhores de engenho piora rapidamente, uma vez que os últimos não conseguem mais pagar as dívidas que possuíam com os primeiros. Dessa forma, os senhores de engenho, com o apoio dos portugueses, organizam a Insurreição Pernambucana, no ano de 1645. Em 1654, os holandeses seriam definitivamente do país.

As Invasões Holandesas provocaram um legado significativo no país, como a diversificação econômica com a introdução do cultivo da cana-de-açúcar nas áreas de ocupação holandesa, a consolidação da resistência luso-brasileira e o fortalecimento da identidade brasileira na colônia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.