Chefe inapto: Como lidar com esse tipo de chefe?

Lidar com um chefe inapto é difícil, a gente sabe. Afinal, todo mundo espera que um líder saiba conduzir o seu time da melhor forma possível. Mas, infelizmente, nem sempre é assim. E quando não é, os colaboradores podem tomar medidas para contornar a situação.

Quer saber quais são essas medidas? Veja o nosso guia abaixo e fique por dentro das nossas dicas. 🙂

Como lidar com um chefe inapto?

Um chefe inapto nada mais é do que um líder que não está preparado para determinadas funções e atividades cotidianas no trabalho.

Vale lembrar que todo mundo deve ter uma chance de aprender e se desenvolver profissionalmente. Sendo assim, devemos respeitar o chefe e buscar ajudá-lo, se possível for.

Veja algumas considerações partindo dessa ideia:

1. Experimente transmitir o que você sabe

Se você percebe que o seu chefe inapto está com dificuldades em algumas atividades e não possui todo o conhecimento necessário, que tal ajudá-lo a aprender? Se você tem o conhecimento, não existe problema algum em ajudá-lo e ensiná-lo. Você estará sendo humano, humilde e o chefe, ainda, perceberá que você é um profissional com muito valor.

Portanto, fuja da ideia de fazer fofoca no trabalho, falando que o chefe não sabe fazer isso ou aquilo. E vá na contramão desse comportamento: transmitindo o que você sabe.

2. Dialogue francamente

O diálogo no trabalho é sempre um caminho muito eficiente para resolver conflitos e problemas interpessoais. Por isso, você deve usar essa ferramenta poderosa na hora de lidar com o seu chefe inapto.

Converse com ele sobre as suas expectativas e sobre o que pode ser melhorado. Apenas lembre-se de não diminuir o seu chefe. Mas sim, use uma posição de compreensão e auxílio – não de acusação.

3. Mostre suas soluções para determinadas situações

Se você percebe que o seu chefe está com dificuldades para encontrar uma solução, simplesmente por falta de experiência, não se sinta com medo de mostrar as suas ideias. Você pode, sim, apresentar soluções para determinadas situações.

Além de ajudar todo o time com uma ideia inovadora, você ainda estará auxiliando o seu chefe a se desenvolver. E, claro, estará construindo uma imagem profissional sua muito mais valiosa e interessante, que será lembrada por todos por sua humildade.

4. Converse com o RH se nada funcionar

Se apesar das tentativas você perceber que o chefe inapto é despreparado e, ainda, arrogante e egoísta (ou seja, não demonstra interesse em aprender nada), converse com o RH.

Apresente alguns dados dos momentos nos quais você tentou auxiliar o desenvolvimento do chefe e quis realmente formar um bom time. Assim, a empresa pode ficar ciente da situação e, quem sabe, oferecer um bom treinamento e desenvolvimento para o chefe.

Consequentemente todo mundo poderá sair ganhando nessa situação. Apenas lembre-se de conversar com o RH de forma respeitosa. Ou seja, nunca absorva uma postura de acusação. Pelo contrário! Demonstre interesse em ajudar, pois isso pode formar uma atmosfera muito mais saudável no ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.