Vale a pena investir em CDB? Saiba tudo a respeito

Conheça os prós e contras do investimento

Quem se aventura no ramo de renda fixa, certamente encontrará várias opções de CDB na “prateleira”. Embora muito atraente, esse tipo de investimento exige cautela. Saiba mais a respeito na matéria que o Notícias Concursos preparou nesta sexta-feira (17).

O que é CDB?

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma forma de os bancos levantarem seus próprios fundos para emitir empréstimos e pagar dívidas. Portanto, as instituições emitem títulos, pegam seu dinheiro para melhorias internas e até o usam para emprestar a terceiros a uma taxa de juros mais alta.

Para tanto, o banco emissor agregará algum valor para tornar esse investimento atraente. Portanto, a maior parte dessas aplicações está atrelada a CDI, percentual ou inflação (IPCA).

Assim, leia: Qual é o limite do Pix? Saiba quantas transações mensais e o valor máximo

Detalhes para prestar atenção

Ao se pensar no Certificado de Depósito Bancário, você deve se perguntar em quanto tempo o dinheiro poderá ser usado. Isso porque o CDB possui um período de carência, que na maioria dos casos, varia de 180 dias a 5 anos. Portanto, você não pode resgatar o valor antes do vencimento. Mas, se conseguir vender no mercado secundário, pode obter um desconto no valor.

CDB
CDB: vale mesmo a pena investir? – Foto: Canva Pro

Além do vencimento, um fator importante do CDB é sua taxa de retorno. Quando a Selic está baixa, o ideal é investir naquelas com percentuais mais atrativos, como 120% ou 130% do CDI.

Em períodos de alta da Selic, alguns fundos de crédito privado podem ter rendimentos mais elevados do que o Certificado de Depósito Bancário, por isso é necessário fazer projeções. Além disso, no longo prazo, o CDB vinculado à inflação certamente gerará dinheiro, principalmente poder de compra.

Dessa forma, leia: Quais são os direitos do trabalhador nos pedidos de demissão? Saiba o que recebe e o que não

Preste atenção também no custo, pois este também pode variar. Portanto, quando você investe por meio de corretoras que cobram altas taxas, elas afetarão seu valor final, que é o que não queremos. Portanto, busque investir em corretoras com tarifas baixas. Além disso, o CDB tem o valor de aplicação mais baixo na maioria dos casos. Assim, preste atenção a isso também!

O valor investido em CDB varia de estratégia para estratégia

Os investidores mais conservadores tendem a buscar um percentual maior no CDB. Ademais, os investidores mais ousados podem nem ter esses títulos em suas carteiras. Por se tratar de um período de carência, o ideal é nunca ultrapassar 50% da carteira. No entanto, é importante verificar sua estratégia.

Se o título estiver prestes a vencer, você pode aumentar a porcentagem e, se estiver apenas começando a investir seu dinheiro nesses ativos, poderá diminuir a porcentagem. O mercado tem muitas opções para esse tipo de título. Assim, você deve estudar cada emissor para aumentar a confiança. Dessa forma, o CDB é uma excelente forma de monetizar ativos de forma mais segura do que a renda variável.

Portanto, confira: Empréstimo na conta de luz é confiável? Saiba como funciona

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.