Cartão de crédito: como se organizar para nunca parcelar a fatura

Um dos grandes medos de quem utiliza cartão de crédito é ver aquela fatura enorme no final do mês. Muitas vezes, pagar o valor total da fatura se torna inviável diante de outras despesas fixas.

Como deixar de fazer a cesta básica mensal porque tem que pagar a fatura? Existem casos piores em que a dívida é tão grande que os gastos comprometem até mesmo no pagamento dos gastos fixos.

As vezes é possível manter os gastos mensais, pagando o mínimo ou parcelando o cartão. Contudo, os altos juros rotativos do pagamento do mínimo ou das parcelas podem fazer com que você entre numa bola de neve sem conseguir colocar as contas em dia.

Não tem como pagar a parcela? Seu crédito se tornou uma bola de neve em dívidas? Já conseguiu quitar a dívida, mas não quer voltar a passar pelo mesmo apuro? Confira a seguir como se organizar para nunca ter que parcelar a fatura do cartão de crédito.

 

Como se organizar para nunca parcelar a fatura do cartão de crédito?

 

Priorize a quitação da dívida

Esse é o primeiro passo. Evite pagar o mínimo ou parcelar a fatura. Se não conseguir, após quitar as parcelas, avalie sua relação com seu cartão de crédito. Se você chegou a conclusão que seu problema de altos gastos com cartão não tem jeito, então considere cancelar o serviço. Por outro lado, se o caso não é este, é possível seguir as dicas a seguir.

Registre seus gastos

Registre todos os seus gastos, faça uma planilha de entradas e saídas. Detalhar os gastos com o cartão é um bom exercício para perceber que o cartão de crédito não é um dinheiro seu.

Busque pagar à vista

Evite ao máximo fazer compras parceladas e priorize as compras à vista. Existem casos em que o parcelamento é recomendável, caso não tenha o dinheiro para arcar com a compra. Se a compra pode ser colocada par o futuro uma boa opção é juntar dinheiro para adquirir o produto

Analise suas receitas e despesas

Ter plena consciência de qual é a sua renda fixa e dos gastos fixos é um passo fundamental para saber como usar o seu cartão de crédito. Depois é importante colocar os chamados gastos variáveis, ou seja, aqueles destinados ao lazer, por exemplo. Avalie se, dependendo de sua situação financeira, você pode abrir mão desse tipo de gastos com a finalidade de fazer, por exemplo, uma reserva financeira

Crie uma reserva de emergência

Com uma tabela de entradas e saídas, receitas e despesas, você pode ver o quanto gasta. A partir daí é possível analisar o que é possível abrir mão para montar uma reserva financeira. A reserva é uma poupança de emergência. Esse dinheito é muito importante para lidar com o pagamento de dívidas sem ter que recorrer a parcelamentos ou empréstimos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.