Como usar o cartão de crédito

Ele é o queridinho dos brasileiros e brasileiras. O cartão de crédito é um dos instrumentos mais utilizados para fazer compras na atualidade. Muitas pessoas, contudo, têm dificuldades na hora de usá-lo.

Essa dificuldade pode levar a muitos problemas, especiamente com dívidas altas no crédito.

Contudo, como quase tudo na vida, o cartão tem seus pontos positivos e negativos. Se for bem utilizado ele pode ser um grande aliado. Se mal usado, pode trazer muita dor de cabeça.

Por isso, é importante saber utilizar o cartão. A seguir o Notícias Concursos traz algumas orientões de como utilizar seu cartão de crédito para evitar problemas financeiros. De quebra você ainda verá como utilizar o débito também. Discernir como usar os dois cartões é fundamental para a sua saúde financeira.

 

Cartão de crédito

A primeira coisa que é importante ter em mente em relação ao cartão de crédito é que ele não é um dinheiro extra ou a mais que você tem. Isso pode parecer óbvio, mas é importante frisar esse ponto porque muitas vezes é essa impressão que ele causa.

Na verdade, ele é uma espécie de empréstimo feita pela instituição financeira ao cliente. É o esquema, compre agora, pague depois.

A ideia básica é oferecer a possibilidade de compra mesmo quando não se tem o dinheiro disponível no momento, mas se confia que o cliente terá a quantia emprestada no futuro.

Em termos práticos o processo consiste em parcelar uma compra para pagar nos meses seguintes ou simplesmente comprar algo para pagar no próximo mês (esse é o caso de compras em apenas uma parcela).

Os valores vêm na fatura. Quando se paga a fatura na data estipulada as instituições financeiras costumam não cobrar nada além do que foi empréstado ao cliente no ato da compra. O problema acontece quando há atraso no pagamento da fatura, se paga o mínimo ou se parcela a fatura. Nesses três casos existem os juros do cartão que são muito altos.

 

Cartão de débito

O cartão de débito é apenas uma ferramenta para voccê movimentar valores que você já possui. É como uma espécie de saque da sua conta. O processo é simples: você saca o dinheiro que você possui em sua conta bancária para pagar o produto no mesmo momento. O cartão de débito oferece a opção de parcelamentos ou outras possibilidades de pagamento.

Quem tem problemas com o cartão de crédito ou deseja ter suas finanças mais regradas opta mais pelo cartaão de débito já que ele não permite gastar o que não se tem.

 

Diferentes cenários

Mas aqui a mátéria pretende oferecer dicas de como não ter que abrir mão do cartão de crédito. Por isso, a seguir mostraremos como utilizar cada cartão dependendo da ocasião.

  • Compras maiores: para esse tipo de compra o cartão de crédito é o mais indicado. As vezes não se quer ir no mercado a todo o momento, ao invés disso já se faz uma compra maior para um mês ou mais tempo. Mas esse tipo de compra pode ir além do orçamento mensal, por isso o cartão de crédito é indicado. O mesmo princípio vale para a compra de eletrodomésticos e passagens aéreas, por exemplo, pois se tratam de valores altos. Mas lembre-se: o valor será cobrado posteriormente do seu orçamento.

 

  • Compras diárias: Aqui é bom investir no cartão de débito. Isso porquê você terá controle das compras, o que permite que se evite gastos desnecessários. Se mesmo assim você acha que está comprando demais no crédito, faça uma planilha de entradas e saídas.

 

  • Descontos a vista: alguns estabelecimentos oferecem bons descontos para compras à vista. Se a compra é algo que você realmente precisa e está no seu orçamento, pode valer a pena comprar no débito.

 

  • Compras internacionais: se o seu cartão oferece essa possibilidade e você vai fazer ou está de viagem para outros países, então o crédito é uma opção. Contudo, é sempre importante ter cuidado para não gastar mais do que pode nessas situações. As vezes fazer uma reserva par gastos com viagens internacionais pode ser uma melhor opção.

 

  • Programa de pontos: A ideia básica aqui é: quanto mais você gasta, mais pontos ganha. Esses pontos podem ser trocados por produtos, milhas ou serviços específicos. Se você usa seu cartão de credito de forma inteligente, então o programa de pontos oferece benefícios. Contudo, as despesas podem ser maiores que os benefícios. Estar inadimplente com o banco lhe fará perder o direito aos pontos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.