Carne bovina tem aumento de mais de 35% em 2020

Na tendência de alta no preço de alimentos, a carne bovina não ficou de fora, pelo contrário. Só em comparação com janeiro de 2020 e fevereiro, o preço da carne de boi teve alta de 35,22%. Os dados foram levantados por meio de pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Pelo menos dois motivos impulsionaram este resultado:

  1. Aumento do gasto do produtor com rações
  2. E aumento das exportações

O aumento na compra de ração pelo produtor foi impulsionado por conta de condições climáticas, que levaram a problemas com o pasto.

Para se ter uma ideia, em 2020 foi registrada a maior escassez de chuva nos últimos 50 anos no centro-oeste. Tal condição levou a redução do pasto no campo, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Falando de exportações brasileiras, no ano passado, o número foi significativo. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), foram de 8,53 bilhões. Para este ano, é esperado ainda uma nova alta.

Preço da carne X demanda

O preço alto da carne tem impulsionado uma tendência de diminuição de compra, principalmente pelas famílias de baixa renda. Mesmo aquelas pessoas que custavam ter carne todo dia na mesa estão mudando suas posturas.

Este é o caso do motorista de aplicativo, Adão Arruda, que concedeu entrevista ao G1. “Um dia come filé de frango, peito de frango, faz alguma coisa com frango. Outro dia omelete bem feitinho, janta… Comprando carne duas, três vezes na semana, nunca como era antigamente… Todo dia comprava carne… Hoje não dá mais, não dá.” conta.

Essa mudança de comportamento do consumidor pode fazer o preço variar

“Pelo lado da oferta, o cenário realmente não é favorável, porque falta esse animal no pasto. Agora pelo lado da demanda, o consumo menor da carne bovina pode sim fazer com que tenha mais estoque tanto no varejo como na indústria”, ressaltou ao G1, o economista Thiago Carvalho.

“Ao longo do ano vai depender desses custos em alta, vai depender do apetite do produtor produzir mais esse animal, realmente os custos estão em alta no campo”, finalizou.

Alimentos: preços mundiais

Se você está estranhando o preço dos alimentos, saiba que não é o único. E está não é apenas uma tendência nacional. Para se ter uma ideia, essa a sétima vez consecutiva que o preço dos alimentos mundiais subiram.

A alta dos preços dos alimentos não foi igual para todos eles. Veja abaixo a porcentagem de cada um:

  • Óleos vegetais:  aumento de 4,5%  em dezembro. E +19,1% no ano todo.
  • Cereais:  aumento de 1,1% em dezembro. E +6,6% no ano todo.
  •  Carnes :  aumento de 1,7% em dezembro. E -1,0% no ano todo.
  • Açúcar: queda de 0,6% em dezembro. E +1,1% no ano todo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.