Capacidade de adaptação: Como desenvolver?

capacidade de adaptação deve caminhar lado a lado conosco nos mais diversos contextos de nossas vidas. Isso porque tudo pode mudar, de uma hora para outra, e devemos estar preparados para esse tipo de situação.

Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser interessantes para você. Acompanhe e veja como você pode começar a desenvolver melhor a sua capacidade de ser resiliente!

Como desenvolver a capacidade de adaptação?

A capacidade de adaptação pode ser desenvolvida de diversas formas. O “segredo” é nunca parar: devemos sempre estar buscando formas de sair da zona de conforto para “forçar” a nossa mente a se desenvolver nesse sentido. Abaixo exemplificamos com mais detalhes:

1. Seja uma pessoa que aceita novos desafios

Aceite mais os desafios que chegam até você. Não fique se fechando apenas para o básico que você já faz hoje. E isso vale tanto para a vida pessoal, quanto profissional.

Se surgiu uma oportunidade de fazer algo diferente, mas que você almeja muito, então encare o seu medo e vá adiante! Quanto mais você desafiar a sua mente com frequência, melhor será a sua capacidade de adaptação.

Afinal, o seu corpo e a sua mente estarão vivendo mudanças de maneira corriqueira, o que fará com que você já saiba como agir diante de uma quebra de padrão.

2. Reconheça que nem tudo está sob seu controle

Lançar mão da ideia de que você consegue controlar tudo é um caminho importante para desenvolver a capacidade de adaptação. Quando cremos que podemos controlar as coisas em nossa volta, tendemos a nos sentir completamente perdidos quando algo sai dos eixos.

Por isso, procure compreender que nem sempre será do seu jeito e que nem tudo depende só de você. A vida é feita de interações, e elas podem provocar resultados diferentes do que gostaríamos.

3. Corra da zona de conforto

Já mencionamos isso no começo do artigo, mas vale frisarmos mais uma vez. Afinal, a zona de conforto pode fazer com que a nossa mente e o nosso corpo se acostumem com a mesmice. E isso pode ser perigoso a partir do momento em que a nossa vida não é algo estático.

Se nunca desafiarmos a nossa mente para tentar coisas novas, como poderemos lidar com uma pequena quebra de padrão? Pense sobre isso antes de simplesmente negar algo novo por medo de sair da área cômoda da sua vida.

4. Escute as suas emoções diante das mudanças

Quando uma mudança acontecer, escute as suas emoções e não fique na paranóia de querer parecer uma pessoa extremamente forte e que não se abala por nada. Esse comportamento pode apenas adiar o seu “luto” diante da situação ruim. E assim, com o passar do tempo esse luto explodirá em outro momento, normalmente somado à dor de outra mudança.

Por isso, dê atenção ao que você sente. Chore se precisar chorar. Coloque em palavras se isso aliviar você. Entenda os motivos pelos quais aquela emoção veio à tona. Assim você começará a desenvolver ainda mais a sua capacidade de adaptação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.