Como melhorar o sono da gestante: Dicas para dormir bem

Melhorar o sono da gestante é imprescindível para que essa fase seja vivida de um modo mais confortável.

Só quem já engravidou sabe o quanto a noite de sono podem ser mais desgastante do que revigorante e, dessa forma, a rotina pode ser ainda mais pesada e cansativa, criando uma verdadeira “bola de neve” de cansaço.

Considerando isso, trouxemos informações importantes para que a gestante consiga ter um descanso de qualidade. Acompanhe.

Dicas de como melhorar o sono da gestante

Veja como melhorar o sono da gestante com hábitos simples:

1- Vá para a cama cedo

Ir para cama cedo é importante para que você consiga criar uma rotina de sono, mantendo horários mais regulares para adormecer e acordar. Porém, comece a criar essa rotina gradativamente, indo dormir cada dia 30 minutos mais cedo.

2- Invista em uma temperatura equilibrada

A temperatura do quarto também precisa estar equilibrada para garantir que o descanso seja mais confortável. Estima-se que o quarto deve permanecer em uma temperatura entre 22 e 24 graus.

3- Use roupas confortáveis ou durma apenas com roupa íntima

As roupas também devem ser confortáveis e de acordo com o tamanho da barriga da gestante. Caso você não tenha um pijama agradável para os últimos meses de gestação, você pode tentar dormir apenas com roupa íntima.

4- Pratique exercícios físicos leves

Exercícios físicos leves são uma das formas de melhorar o sono da gestante, tendo em vista que movimentar o corpo gera sensação de prazer e bem-estar, além de gastar mais energia durante o dia e induzir o sono à noite.

Entretanto, é importante que você converse com o seu médico sobre os exercícios adequados à sua saúde.

5- Massagens nas pernas e no corpo ajudam

Usar óleos essenciais, diluídos em vegetais, pode ser interessante para uma massagem relaxante nas pernas. Você pode fazer a massagem com o intuito de reduzir a retenção de líquidos e promover relaxamento.

Experimente misturar óleo essencial de lavanda com óleo de coco e aplique na pele, massageando suavemente.

6- Eleve a cabeceira quando a barriga estiver maior

Quando você já estiver terminando o segundo trimestre da gestação, a sua barriga tenderá a estar maior. Nesse caso, elevar a cabeceira, ou usar mais travesseiros, pode melhorar a respiração e trazer mais conforto na hora de dormir.

7- Evite beber muito líquido à noite

Não beba muito líquido antes de dormir, pois você poderá acordar diversas vezes para ir ao banheiro. Por isso, se você costuma se deitar às 21h, tente beber bastante líquido até às 18h e, depois disso, diminua consideravelmente o consumo.

8- Tome um banho morno

O banho morno promove relaxamento das fibras musculares e induz o sono, fazendo com que você sinta uma sensação de bem-estar maior. Além disso, ele é capaz de diminuir as dores nas costas que aparecem no fim da gestação.

9- Vá para a cama apenas quando estiver sonolenta

Tente criar uma rotina de ir para a cama apenas quando se sentir sonolenta. Deitar sem sono pode fazer com que você sinta mais ansiedade por não conseguir dormir e isso acaba atrapalhando ainda mais a indução do sono.

10- Consuma alimentos leves à noite

Por fim, para melhorar o sono da gestante é preciso que a alimentação à noite seja mais leve, evitando que o organismo tenha muito “trabalho” durante a digestão. Por isso, verduras, frutas e legumes são sempre bem-vindas.

 

Ter uma boa noite de sono é indispensável para a qualidade de vida da mulher. Por isso, coloque em prática as nossas dicas e tenha um descanso mais revigorante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.