Calendário do INSS de 2022 tem todas as datas liberadas; veja quando receber

Os segurados da autarquia já podem verificar em quais datas terão acesso a suas mensalidades.

Já está disponível o calendário oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2022. Os segurados da autarquia já podem verificar em quais datas terão acesso a suas mensalidades.

Veja também: INSS: Conheça 5 situações que podem suspender sua aposentadoria

Com relação ao mês de janeiro, os aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo terão acesso aos recursos entre o dia 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Já os beneficiários com renda superior ao piso nacional terão seus pagamentos a partir de 1º de fevereiro.

Como consultar?

A distribuição ocorrerá da mesma forma como nos anos anteriores, sendo um calendário para cada grupo conforme o valor de seu abono. Desta forma, basta verificar o dígito final antes do traço para consultar as datas do seu recebimento na tabela.

Calendário de pagamento de benefícios do INSS em 2022 – Divulgação/INSS.

Conheça 5 situações que podem suspender sua aposentadoria

Cidadãos brasileiros buscam todos os dias uma forma de se aproximar da liberação da aposentadoria concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, quando benefício é finalmente disponibilizado, o trabalhador deve tomar alguns cuidados para que não seja suspenso.

Veja a seguir o que pode suspender a sua aposentadoria:

  1. Erros

Inconsistências cadastrais ou divergências burocráticas podem influenciar na suspensão do pagamento da aposentadoria do INSS. A autarquia realiza de forma recorrente análises de dados. Devido a isto, mantenha todas as informações segundo a legislação do benefício.

  1. Falta da Prova de Vida

O procedimento da prova de vida é obrigatório para os a Aposentados e pensionistas do INSS. Em suma, a validação deve ser feita todos os anos para garantir a manutenção do abono. Caso ela não seja realizada, o segurado pode ter a aposentadoria suspensa.

  1. Prisão

Conforme a Reforma da Previdência Social, detentos não têm direito a aposentadoria. Caso seja preso já na lista de pagamento do benefício, terá o repasse suspenso até que cumpra a pena.

  1. Reabilitação

Quando o trabalhador é afastado do trabalho por incapacidade laboral, ele passa a receber uma aposentadoria em forma de auxílio. Assim que ele se recupera, o benefício é cancelado. O INSS possui consultas para checagem das condições.

  1. Salário maternidade

Quando uma mulher já é beneficiária de algum auxílio do INSS e engravida tendo que se afastar do trabalho, ela deixa de receber o seu atual benefício para ganhar o salário maternidade. Não é permitido ao cidadão acumular mais de um benefício pago pelo INSS. Ao fim do puerpério, ela retoma o recebimento do abono inicial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.