Currículo: construa um documento com assertividade, objetividade e coerência em todos os dados

Currículo: construa um documento com assertividade, objetividade e coerência em todos os dados. Confira algumas dicas importantes!

É comum que o candidato não consiga inserir no currículo suas habilidades e competências de modo direcionado, e assim, acabe por não conseguir o convite para uma entrevista de emprego compatível com o seu real perfil.

Currículo: construa um documento com assertividade, objetividade e coerência em todos os dados

O currículo é uma ferramenta no mundo corporativo. Por isso, é extremamente importante que seja elaborado de forma sucinta e direcionada para que o candidato consiga alcançar seus objetivos de carreira.

Não fique aquém do seu potencial

Entretanto, não são raros os casos de profissionais com muitas qualidades que seriam adequados para determinadas vagas, porém, que ficam aquém de seu potencial, seja na construção do seu currículo ou no processo seletivo. Sendo assim, na condição de candidato, é importante que você foque em alguns pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na sua história profissional.

Preze por dados sucintos

O profissional da área de recrutamento e seleção possui pouco tempo para avaliar um currículo, por isso, você deve colocar pontos focais. Ou seja, organize as informações no documento de maneira que a visualização seja facilitada. Sendo assim,  não destaque negativamente nenhum dado através de uma escrita muito fora do padrão, por exemplo.

Palavras-chave são atrativos para o profissional de recrutamento e seleção

Além disso, utilize palavras pertinentes a sua área de atuação, como se fossem palavras-chave que funcionam como um atrativo para que o seu currículo seja explorado em uma entrevista de emprego

Tenha clareza sobre quais são os seus objetivos de carreira

 É muito importante que você tenha clareza sobre quais são os seus objetivos de carreira. Pense sobre o que você quer nesse momento, já que o currículo precisa ter objetividade durante toda a sua construção.

Inclua fatos importantes e resolutivos na sua trajetória profissional

Os dados referente a sua trajetória profissional são extremamente relevantes. Por isso, sugerimos que você inclua fatos importantes e resolutivos para que você possa explorá-los posteriormente. Sendo assim, não conte uma história inteira dentro do seu currículo, pois não é esse o objetivo do documento. 

A sua carreira acadêmica 

 Da mesma maneira, você deve ter o mesmo tipo de cuidado em relação a sua trajetória acadêmica. Caso você estude, informe a previsão de término do seu curso e a modalidade de ensino, se você estuda de maneira presencial ou a distância.

Assertividade, objetividade e coerência em todos os dados

Cursos complementares também são bem-vindos dentro do currículo. No entanto, tente inserir cursos pertinentes ao seu objetivo atual, já que muitos profissionais fizeram muitos cursos em diferentes áreas e isso pode não ser interessante quando pensamos em assertividade e objetividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.