Vale-Gás NACIONAL: como saber se vou receber benefício em dezembro

Governo Federal deverá lançar um decreto informando como vai dar a informação de recebimento do vale-gás nacional

Estamos às vésperas dos pagamentos do auxílio gás nacional e até aqui muitas perguntas estão sem respostas. Neste momento, por exemplo, ainda não dá para saber ao certo como é que o Governo vai anunciar os nomes das pessoas que irão receber o benefício já neste mês de dezembro. Mas há algumas informações de bastidores sobre o assunto.

Em primeiro lugar, o que se sabe é que o Palácio do Planalto vai publicar um novo decreto sobre o tema. Essa publicação deve acontecer a qualquer momento. Nesse documento eles irão informar como eles deverão anunciar o nome dos selecionados para receber o auxílio gás já a partir dos próximos dias.

O que se sabe também é que muito provavelmente eles não irão criar nenhum tipo de nova plataforma para este fim. Então não espere que eles criem um novo app ou site oficial de consulta. De acordo com o último decreto do Governo, eles deverão fazer esse anúncio usando a mesma estrutura do Auxílio Brasil.

Não há confirmação oficial sobre isso ainda, mas é muito provável que eles usem canais como o aplicativo do Auxílio Brasil ou mesmo do Caixa Tem para fazer esse anúncio. Muito provavelmente eles irão fazer esse levantamento a partir do Número de Inscrição Social (NIS) do trabalhador em questão.

Mas não adianta procurar por essa informação agora. Pelo menos até a publicação desta matéria, o que se sabe é que o Governo ainda não fez o anúncio dessas informações. Então o que resta neste momento é esperar para saber quando eles deverão fazer essa divulgação. O que se sabe mesmo é que o tempo está acabando.

Usuários do Auxílio Brasil

Neste primeiro momento de vale-gás nacional, é provável que apenas os usuários do Auxílio Brasil entrem no projeto. Pelo menos é isso o que aponta o último decreto do próprio Governo Federal sobre este tema.

De acordo com o documento, usuários do Auxílio Brasil irão ter preferência no processo de entrada no novo programa. Então a tendência é de que todos os beneficiários do projeto sejam de lá. Ninguém mais entra.

Essa decisão do Governo Federal, aliás, acabou gerando polêmica. É que parte da população acredita que essa ajuda deveria ir para as pessoas que não estão recebendo nenhuma ajuda do Palácio do Planalto agora. Mas não é isso o que vai acontecer.

Vale-gás nacional

De acordo com o texto do vale-gás nacional, o programa em questão deverá atender neste mês de dezembro cerca de 5 milhões de brasileiros. Esse número é mais baixo do que o patamar de atendimento do Auxílio Brasil, que é de 14,5 milhões.

A ideia é fazer pagamentos bimestrais, ou seja, que acontecem a cada dois meses. Então se o primeiro repasse é agora em dezembro, o segundo deve acontecer em fevereiro. Pelo menos essa é a lógica até este exato momento.

Os valores irão variar de acordo com o preço médio do botijão de gás de 13kg. Então se a média nacional de cobrança for R$ 100, por exemplo, então o Governo teria que pagar, no mínimo, R$ 50 para os usuários do programa em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.