Calendário do Bolsa Família começa nesta quinta (17). Veja quem recebe

O programa Bolsa Família começa nesta quinta-feira (17) os pagamentos da parcela de junho para os seus beneficiários. Neste primeiro dia de repasses, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

De acordo com o calendário oficial, os repasses deste mês devem seguir até o próximo dia 30 de junho. Isso sempre respeitando a ordem do número final do NIS. No último dia do mês, por exemplo, será a vez daqueles que possuem uma sequência terminando no número 0.

Segundo informações do Ministério da Cidadania, cerca de 4,7 milhões de brasileiros seguem recebendo o dinheiro do Bolsa Família mesmo neste período do Auxílio Emergencial. São cidadãos que recebem mais do que os valores do programa emergencial.

É que de acordo com as regras do Ministério, vale sempre o benefício que possui valor maior para o beneficiário. Então quem ganhava mais do Bolsa Família, seguiu nesse programa. No entanto, as pessoas que recebiam menos do que o benefício, acabaram migrando por um tempo para o Auxílio Emergencial.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, que responde pelos dois projetos, cerca de 10 milhões de pessoas migraram de um programa para o outro.

Veja o calendário do Bolsa Família neste mês de junho:

  • 17/06 – NIS final 1
  • 18/06 – NIS final 2
  • 21/06 – NIS final 3
  • 22/06 – NIS final 4
  • 23/06 – NIS final 5
  • 24/06 – NIS final 6
  • 25/06 – NIS final 7
  • 28/06 – NIS final 8
  • 29/06 – NIS final 9
  • 30/06 – NIS final 0

Bolsa Família

De acordo com informações do Governo Federal, esse modelo de Bolsa Família está chegando ao fim. É que ele deve passar por uma reformulação nos próximos meses. Isso significa dizer portanto que essas pessoas estão recebendo os últimos pagamentos do programa.

É que até o nome do projeto deve mudar. Além disso, o valor médio dos pagamentos deve passar por uma alteração também. Hoje, de acordo com o Ministério, essa média de repasses é de R$ 190. No novo programa, esse valor deve passar para a casa dos R$ 300.

E as mudanças não param por aí. É que além disso, o novo Bolsa Família deverá abarcar mais gente do que o cenário atual. Hoje, o Brasil tem cerca de 14,7 milhões de beneficiários do projeto. Na nova versão, esse número deve ganhar a adição de mais alguns milhões. Não se sabe, no entanto, quantos seriam.

Quando começa?

O Governo Federal ainda está decidindo os últimos detalhes desta nova versão do Bolsa Família. E um desses pontos que ainda precisam de uma decisão é a data de estreia do programa. Isso tudo vai depender portanto do tamanho da prorrogação do Auxílio Emergencial.

De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o projeto atual deveria terminar no próximo mês de julho. No entanto, ele vai passar por uma prorrogação de dois ou três meses. O Bolsa Família novo deve começar assim que o programa emergencial terminar.

Quem deve tomar essa decisão é o Presidente Jair Bolsonaro. Ele vai participar de uma série de reuniões com o Ministro da Cidadania, João Roma para discutir esse o e outros pontos. O Governo, no entanto, ainda não deu mais detalhes sobre esse projeto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.